Último dia de Capacitação aborda a Metodologia Peer Instruction

Encerramento da Semana de Capacitação aconteceu na última sexta-feira (02/02)

A metodologia Peer Instruction foi o tema da aula que encerrou a Semana de Capacitação em Metodologias Ativas, promovido pelo Núcleo de Praticas Pedagógicas Inovadoras (NUPPI) da Faculdade Don Domênico. Durante a semana os professores da instituição participaram de diversas aulas a respeito de metodologias ativas que poderão ser aplicadas neste semestre.

A aula da última sexta-feira ficou a cargo do Prof. Me. Leandro Machado, que iniciou sua apresentação explicando a metodologia. “O Peer Instruction é uma ferramenta importante na mobilização do aluno em seus estudos, pois, é ágil e permite ao professor avaliar e dar feedback quase que imediato sobre o material trabalhado em sala de aula”, afirma.

Durante a execução do Peer Instruction, as “palestras” são intercaladas com questões conceituais, chamados ConcepTests, destinadas a expor as dificuldades comuns na compreensão do material, propiciando um rico ambiente para a discussão entre os alunos. “A interação entre os alunos, a pesquisa a respeito do material e o constante feedback são tornam a metodologia um poderoso instrumento em sala de aula”, destaca Leandro.

Após a apresentação teórica a respeito da metodologia, os professores desenvolveram atividades com as plataformas Kahhot e Socrative, amplamente utilizadas para a realização do Peer Instruction. “Por permitir ao aluno o uso do seu celular para realizar as avaliações, o Socrative e o Kahoot são aliados poderosos no engajamento e participação dos alunos, que vivem o mundo digital diariamente”, finalizou.

Ao final da aula, os professores responderam às avaliações preparadas por seus colegas, incitando importante discussão a respeito da metodologia e as melhores formas para sua utilização. “A semana foi muito proveitosa, com ampla participação de nossos professores, servindo aos objetivos de modernização da metodologia de ensino da instituição, sempre com o intuito de tornar o aprendizado o mais eficaz possível”, afirmou Mônica Machado Alonso, Coordenadora do NUPPI.

Leandro Machado

A Faculdade Don Domênico está com inscrições abertas para o Processo Seletivo 2018Agende sua prova ou utilize sua nota do ENEM.

Inscreva-se: http://www.faculdadedondomenico.edu.br/vestibular/