Colégio Don Domênico promoverá “Carnadon” no dia 08/02

Na próxima quinta-feira (08/02), o Colégio Don Domênico realizará mais uma edição do CARNADON, atividade de carnaval onde alunos e professores podem se fantasiar e brincar com confetes festejando uma das mais tradicionais e populares manifestações de cultura do nosso País.

CarnaDon 2017

Os alunos do Maternal I ao Pré II ficarão no pátio do colégio, com uma caixa de som tocando músicas festivas direcionadas a esse público, além de uma série de atividades lúdicas. Ao mesmo tempo, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental em diante ficarão em frente ao colégio. É importante destacar que não é permitido o uso de spray de espuma.

O Carnadon será sediado no Colégio Don Domênico no dia 8 de fevereiro (quinta-feira), a partir das 15:30h às 17:00h, será permitido uso de fantasias e confetes no momento do evento.

Lembramos que em virtude das atividades de carnaval, haverá um recesso entre os dias 12/02/18 e 14/02/18, a partir do dia 15/02/18 (quinta-feira) as aulas retornam normalmente.

Sobre o Carnaval

O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam umas nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior a quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval.

Chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como Itália e França, o carnaval ocorria em formas de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo também foram incorporados ao carnaval brasileiro, embora sejam de origem europeia.

No Brasil, no final do século XIX, começam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos “corsos”. Estes últimos, tornaram-se mais populares no começo dos séculos XX. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Está aí a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de samba atuais.

No século XX, o carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez mais uma festa popular. Esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas. As músicas deixavam o carnaval cada vez mais animado.

A primeira escola de samba surgiu no Rio de Janeiro e chamava-se Deixa Falar. Foi criada pelo sambista carioca chamado Ismael Silva. Anos mais tarde a Deixa Falar transformou-se na escola de samba Estácio de Sá. A partir daí o carnaval de rua começa a ganhar um novo formato. Começam a surgir novas escolas de samba no Rio de Janeiro e em São Paulo. Organizadas em Ligas de Escolas de Samba, começam os primeiros campeonatos para verificar qual escola de samba era mais bonita e animada. (Fonte: suapesquisa.com)

Felipe Chagas

Leandro Machado

O Colégio Don Domênico está com matrículas abertas para o ano de 2018. Saiba mais sobre a nossa proposta no site http://www.colegiodondomenico.com.br/