4º dia da Semana de Capacitação em Metodologias Ativas abordou o PBL e TBL

Dando sequência à programação da Semana de Capacitação em Metodologias Ativas promovida pelo Núcleo de Práticas Pedagógicas Inovadoras (NUPPI), da Faculdade Don Domênico, foram trabalhadas duas metodologias, o PBL – Problem Based Learning e o TBL – Team Based Learning.

Diferente dos outros dias de capacitação, as metodologias foram oferecidas em duas salas, uma tratou do PBL, sob responsabilidade dos professores André Rojas e José Tartanhar e a outra o TBL, sob responsabilidade dos professores Leandro Machado e Olair Garcia Jr.

Após apresentação sobre o significado do PBL, suas características e o processo de implantação, os professores participaram de atividade prática baseada nos conceitos abordados. “Método de aprendizado centrado no aluno, tendo o problema como elemento motivador do estudo e integrador do conhecimento, o PBL é uma das metodologias mais utilizadas no meio acadêmico, sendo um importante instrumento de aprendizagem”, afirma André Rojas.

“Um aspecto importante com relação ao PBL é a estruturação do problema que deve levar em consideração os objetivos educacionais que deverão ser alcançados e a possibilidade de estimular debates que promovam uma maior absorção do conteúdo que se quer transmitir ao aluno”, lembra José Tartanhar.

Com relação ao TBL, os professores responsáveis apresentaram os pilares da metodologias, afirmando ser uma forma de aprendizagem colaborativa, que consiste de (A) Equipes estrategicamente formadas e permanentes, (B) Garantia de preparação, (C) Aplicação de atividades, e (D) Avaliações em pares. “O TBL é uma metodologia que permite trabalhar diversos aspectos da sua disciplina, pois, avalia a disposição do aluno às leituras prévias, estimula o debate, desenvolve a capacidade de persuasão, além de estimular o questionamento e a busca por conhecimentos a respeito do tema trabalhado”, destaca Leandro Machado.

Segundo Olair, outro aspecto importante é a possibilidade de combinar metodologias com o TBL. “Durante a execução do TBL, especialmente, no desenvolvimento das atividades, após as avaliações prévias, podemos utilizar, estudos de caso, problemas, entre outros, para aprofundar os conceitos abordados na disciplina, tornando a ferramenta extremamente completa no que diz respeito à aprendizagem do aluno”. Ao final das apresentações, os professores participaram de atividade prática relacionada à metodologia.

A semana de capacitação tem o objetivo de preparar os professores que utilizarão metodologias ativas neste semestre. A capacitação terá sequência nesta sexta-feira com aula a respeito do Peer Instruction. Os professores responsáveis pela capacitação de hoje serão André Rojas, José Tartanhar, Leandro Machado e Olair Garcia Jr.

Leandro Machado

A Faculdade Don Domênico está com inscrições abertas para o Processo Seletivo 2018Agende sua prova ou utilize sua nota do ENEM.

Inscreva-se: http://www.faculdadedondomenico.edu.br/vestibular/