3º dia da Semana de Capacitação em Metodologias Ativas abordou Ensino Híbrido e Ensino à Distância (EAD)

Professores participaram se simulação de aulas na plataforma utilizada pela Faculdade Don Domênico

O Prof. Me. André Rojas foi o responsável pela capacitação em Ensino e Ensino à Distância (EAD), parte da Semana de Capacitação de Professores que ocorre na Faculdade Don Domênico, desde a última segunda-feira (29/01).

Em sua apresentação, André apresentou os tipos de educação ao longo dos tempos, o presencial, semipresencial até o EAD e o Ensino Híbrido, desde os tempos mais remotos da educação no País. “O Telecurso é a forma mais reconhecida de EAD, tendo impacto direto na formação de milhões de brasileiros ao longo dos anos. Com o tempo, as plataformas foram sendo modernizadas e sua aplicação ganhou novos campos dentro da área do conhecimento”, afirmou.

Na sequência apresentou dados do SEMESP – Sindicato das Mantenedores do Estado de São Paulo, que demonstram o crescimento da oferta de cursos EAD no País, sendo uma área muito explorada por instituições e ensino de todo o Brasil.

A capacitação foi encerrada com uma simulação na plataforma utilizada pela Faculdade Don Domênico, utilizando os parâmetros estabelecidos pela instituição para a postagem de conteúdo, formato dos arquivos, sistemas de avaliação, entre outros aspectos inerentes à modalidade. “É importante que os professores envolvidos com disciplinas EAD, sigam as orientações da instituição, de forma que o sistema possa entregar os resultados positivos esperados”, destacou André.

No caso das disciplinas híbridas, o sistema EAD será um complemento das aulas presenciais, tornando a experiência do aluno mais desafiadora e recompensadora. “Estudos internacionais e nacionais demonstram que as disciplinas ofertadas no modelo híbrido, geram melhores resultados de aprendizado e engajamento do aluno com os temas tratados em aula”, finalizou.

A capacitação desta semana é promovida pelo Núcleo de Práticas Pedagógicas Inovadoras (NUPPI), da Faculdade Don Domênico, visando à preparação dos professores que utilizarão metodologias ativas neste semestre

A capacitação terá sequência nesta quinta-feira com aula a respeito do das metodologias PBL e TBL. Os professores responsáveis pela capacitação de hoje serão André Rojas, José Tartanhar, Leandro Machado e Olair Garcia Jr.

Leandro Machado

A Faculdade Don Domênico está com inscrições abertas para o Processo Seletivo 2018Agende sua prova ou utilize sua nota do ENEM.

Inscreva-se: http://www.faculdadedondomenico.edu.br/vestibular/