Ensino Superior Completo garante mais emprego e maior remuneração

Taxa de desemprego também é menor entre profissionais com curso superior completo

A decisão de investir em um curso superior leva em consideração diversos aspectos, como a qualidade e o prestígio da instituição, localização, preço, imagem, a possibilidade de ascensão financeira, entre outros. É certo que a situação econômica do País tornou essa decisão ainda mais difícil, uma vez que, grande parte da população sofre com a recessão que se apresenta nos dias atuais.

Segundo levantamento do SEMESP – Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior do Estado de São Paulo, atualmente, o Brasil possui cerca de 8 milhões de alunos de ensino superior, um número considerado baixo frente ao potencial do setor.

O levantamento do SEMESP demonstra ainda, que a empregabilidade está aumentando entre as pessoas que possuem ensino superior completo. “De 2014 a 2015 os postos de trabalho para quem tem curso superior cresceram, chegando a 9,7 milhões de empregos em 2015. No ensino médio e no ensino fundamental, o crescimento foi inferior”. (Fonte: Mapa do Ensino Superior no Brasil 2017).

Já Relatório da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), publicado em setembro deste ano, aponta que com um diploma de nível superior na mão, um trabalhador brasileiro ganha, em média, 140% a mais do que o profissional que parou os estudos no ensino médio. “Em um exemplo simples, isso quer dizer que, se um trabalhador com nível médio ganha R$ 1.000, outro com curso superior ganhará R$ 2.400”. O Brasil tem a maior diferença salarial média entre pessoas com diploma universitário os sem esse diploma nos 40 países pesquisados.

O estudo aponta ainda, que Além dos salários maiores, profissionais com ensino superior têm taxa de desemprego menor – 40% inferior à dos profissionais de nível médio.

Para finalizar, levantamento realizado pelo jornal Folha de S.Paulo em agosto mostra que a taxa de desemprego entre os profissionais com ensino superior foi de 6,4% no segundo trimestre de 2017. Para aqueles com ensino médio completo, a taxa é de é de 14,6%.

Leandro Machado

Com informações do Mapa do Ensino Superior no Brasil 2017/SEMESP e Uol Educação

A Faculdade Don Domênico está com inscrições abertas para o Processo Seletivo 2018Agende sua prova ou utilize sua nota do ENEM.

Inscreva-se: http://www.faculdadedondomenico.edu.br/vestibular/