II WORKSHOP de Sustentabilidade impressiona pela qualidade dos projetos apresentados

Ao todo foram apresentados dez projetos de melhoria para a Faculdade Don Domênico

“Uma noite memorável”, assim definiu o coordenador dos Cursos de Administração e Ciências Contábeis, Marcel André Valluis, a realização do II Workshop de Sustentabilidade da Faculdade Don Domênico, ocorrido ontem na sede da instituição.

O II Workshop foi o resultado de um projeto interdisciplinar trabalhado durante o semestre com aturma do 6º Semestre de Administração, envolvendo as disciplinas Gestão de Projetos II, Gestão da Produção II e Marketing I, sob responsabilidade dos professores André Rojas, Junior Santos e Leandro Machado. Cada professor contribuiu de uma maneira específica, de acordo com o conteúdo trabalhado na sua disciplina durante o semestre. Gestão de Projetos e Gestão da Produção cuidaram do planejamento e execução dos protótipos, enquanto Marketing desenvolveu o trabalho de coleta de informações sobre os projetos desenvolvidos.

“O projeto permitiu que pudéssemos trabalhar uma série de metodologias ativas sejam utilizadas, colocando o aluno como o protagonista do seu aprendizado, exercitando a sua capacidade criativa e de resolução de problemas. O resultado foi excelente, premiando todo o trabalho que desenvolvido ao longo dos quase quatro meses de projeto”, afirmou o Prof. Me. André Rojas.

Os projetos apresentados tiveram os seguintes temas: 1 – Energia Solar; 2 – Melhoria no Auditório; 3 – Mudança do auditório para o Bloco B; 4 – Acréscimo de um andar no bloco B; 5 – Capitação de água da chuva; 6 – Melhoria no bloco A, 3o andar; 7 – Inovadon, acessibilidade e sala de descompressão; 8 – Estacionamento; 9 – Melhoria no pátio da faculdade; 10 – Criação do espaço Google.

“Uma análise prévia da pesquisa de satisfação realizada com as pessoas que compareceram ao Workshop, demonstra um grau elevado de satisfação com a criatividade dos projetos, bem como, com a apresentação dos alunos sobre seus trabalhos, demonstrando o engajamento dos mesmos e seu compromisso com o fazer bem feito”, afirmou o Prof. Me. Leandro Machado.   

Impossibilitado de comparecer ao evento, em razão de compromissos profissionais, o Prof. Me. Junior Santos mandou uma mensagem parabenizando os alunos e o trabalho interdisciplinar.  “A execução dos trabalhos ao longo do semestre já demonstrava que o resultado poderia ser muito bom, como de fato foi confirmado na noite de ontem. Parabéns aos alunos por sua dedicação e os colegas pela colaboração e companheirismo ao longo do processo”.

Algumas impressões a respeito do evento

 “Um especial parabéns aos professores envolvidos no projeto André, Junior e Leandro, pela competência, profissionalismo e propriedade, mostrando como é possível trabalhar com interdisciplinaridade e metodologias ativas. Ontem foi uma noite memorável e isso se deve ao engajamento de professores e o compromisso dos alunos com a qualidade dos projetos apresentados. Eu, como coordenador, tenho muito orgulho de vocês e dos resultados que estão apresentando. Trabalho inovador e que vem ao encontro do DNA da faculdade: Inovação, Engajamento e Qualidade. Tudo isso claro no workshop de ontem”. Prof. Me Marcel André Valluis, coordenador dos Cursos de Administração e Ciências Contábeis da Faculdade Don Domênico

“Apresentação excelente, projetos reais com a necessidade dos alunos e da Instituição. Pude conhecer os anseios de nossos alunos pela melhoria da faculdade, mesmo estando na reta final do curso. Eles estavam ali não só para serem avaliados, mas sim orgulhosos de seus trabalhos. Parabéns!” Mônica Machado Alonso – Coordenadora do Núcleo de Práticas Pedagógicas Inovadoras (NUPPI)

“Foi muito bom. As ideias foram interessantes, os alunos buscaram soluções para problemas reais. Nos projetos deu para perceber a aplicação das metodologias ativas em sala de aula e o aluno colocando a mão na massa. O interessante foi a dedicação para elaboração e apresentação das ideias”. Prof. José Tartanhar

 

Leandro Machado

A Faculdade Don Domênico está com inscrições abertas para o Processo Seletivo 2018Agende sua prova ou utilize sua nota do ENEM.

Inscreva-se:

http://www.faculdadedondomenico.edu.br/vestibular/