Representante da Faculdade Don Domênico conclui participação em Seminário Internacional de Educação

6° Seminário Internacional foi promovido pela Expertise Educação em Tampere, Finlândia

Acabou nesta sexta-feira (18/11) o 6° Seminário Internacional promovido pela Expertise Educação em Tampere, Finlândia, com a participação de 24 professores de diferentes instituições brasileiras, entre elas, a coordenadora do Núcleo de Práticas Pedagógicas Inovadoras (NUPPI) da Faculdade Don Domênico, Mônica Machado Alonso.

No dia 16/11 foi apresentado o currículo da Proakatemia pelo Headcoach, Veijo Hämäläinem. “No primeiro ano é necessário cumprir 60 créditos. Cada crédito equivale a 27 horas. Eles são divididos em competências obrigatórias para todos os alunos. O primeiro semestre é cursado no campus principal e a partir do segundo semestre o aluno vai para a Proakatemia”.

A partir do segundo ano, o aluno escolhe para qual área quer ir (Marketing, Finanças, Economia, TI etc), quais créditos quer cumprir e iniciar seus estudos como empreendedores. Depois disso, o aluno projeta e abre uma empresa. “Quando ele pensa em uma empresa, deve pensar em alguma coisa que o mundo precisa e não só o que o mercado pede”, destaca Mônica Alonso.

Segundo Mônica, os alunos escolhem os conteúdos “Por exemplo, um aluno escolhe Marketing, mas ele só quer aprender Branding, então, seu coach o orienta e o aluno vai atrás do seu aprendizado. Ele pode chamar profissionais da área, conhecidos que saibam sobre o assunto entre outras formas de aprendizado”, afirmou.

Um dos aspectos mais inovadores é o contrato de aprendizagem feito no início do semestre com cada aluno, podendo ser revisto ou modificado a cada semestre, ou até mesmo durante o semestre.  Neste contrato estão definidos todos os passos do aprendizado. Para fechar o contrato são respondidas 5 perguntas: 1- Onde eu estava? 2- Onde eu estou? 3- Onde eu quero estar daqui a 3 anos? 4- Como vou chegar lá? 5- Como eu sei que cheguei lá?

“O contrato de aprendizagem é feito pelo aluno para ele mesmo. Se ele vê que não está conseguindo acompanhar, ele conversa com o coach e ambos estudam uma alteração. O contrato de aprendizagem é compartilhado com todos da equipe. Para eles, isso é uma questão de honestidade”, citou Mônica.

 

Os conteúdos de estudo utilizados na Proakatemia seguem o seguinte padrão:

– Seminários: 15%

– Leitura: 24%

– Desenvolvimento da Proakatemia: 1%

– Sessões de treinamento: 17%

– Inovação: 4%

– Projetos: 35%

– Outros aprendizados: 4%

“Os alunos têm uma planilha de créditos que é checada a cada seis meses. Reprovar é raro porque o coach acompanha e dá apoio durante todo o semestre”, afirma Mônica.

Segundo Mônica, outro aspecto interessante é a comunidade de ex-alunos. “Eles têm uma comunidade. Há encontros periódicos entre eles, os coaches e os alunos”,

Sessões de treinamento

As sessões de treinamento são feitas com alunos, coaches e é muito comum apresenta de alguém de fora da faculdade. “Em uma sessão de treinamento não é permitido levar laptop, pois ele cria uma barreira em frente ao aluno, cria um espaço individual”, afirma Mônica.

Se alguém quiser anotar alguma coisa, tem que levar caderno e caneta. “Eles seguem essa ideia do Vale do Silício, que diz que se você quiser ser criativo, você tem que usar papel e caneta. O computador usado da infância até a vida adulta acaba com a criatividade da pessoa”.

As metodologias utilizadas nas sessões de treinamento são: ferramenta diálogo; sessão em equipe; e sala de aula invertida

“Nosso grupo fez uma atividade (brainstorm) utilizando o círculo dourado, de Simon Sinek”, afirmou Mônica.

 No dia seguinte (17/11), aconteceram as apresentações de projetos desenvolvidos na Proakatemia

Projeto 1 – Coaching de Finanças para alunos do Ensino Médio.

Projeto 2 – Cogumelos cultivados em caixas.

Feedback do curso

Os participantes receberam certificados ao som de músicas brasileiras

Leandro Machado

Com informações direto da Finlândia de Mônica Alonso