Boletim Metodologias Ativas – Faculdade Don Domênico – 06/11 – 17/11

Aqui serão publicadas as práticas de ensino inovadoras implantadas por professores da Faculdade Don Domênico, com o objetivo de difundir tais ações

A Profa. Me. Tânia aplicou a metodologia Rotação por Estações, no 1º Semestre de Pedagogia, na Disciplina Metodologia Científica. “Foram utilizados quatro estações com textos sobre tipos de citações e uma estação de vídeo. Formaram-se quatro grupos. Após esta etapa os alunos responderam quatro questões”, afirmou. A Profa. Tânia aplicou ainda, no 7º Semestre de Pedagogia, na disciplina Gestão de Pessoas, a metodologia Peer Instruction.

No 4º Semestre de Pedagogia, o prof. José Tartanhar também trabalhou a metodologia Rotação por Estações, com o apoio do Prof. Me. André Rojas.

 

Já no 4º Semestre de Administração/Ciências Contábeis, o Prof. Me. Olair Garcia Junior utilizou a metodologia TBL. “Em grupos de 5 alunos realizaram a atividade de Regressão Linear, trocando informações para a resolução de um exercício, sanando dúvidas uns dos outros”.  O professor coordenou a organização dos grupos.

No 2ºA Logística/Gestão de Recursos Humanos Olair utilizou a metodologia Peer Instruction para a realização de atividade de testes psicotécnicos. “Em grupos os alunos tinham 3 minutos para a resolução de cada problema, eram medidos em cronômetro regressivo. Após o término do tempo, os grupos entregaram os cartões de respostas”, afirmou.

O Prof. Me. Andrpe Rojas, no 2ºLogística/RH, na disciplina Gestão de Projetos, desenvolveu atividade com a metodologia PBL. “Foi dado um problema para o aluno, onde o mesmo deveria construir uma escultura na areia. O trabalho foi realizado na praia das Pitangueiras – Guarujá-SP e tinha o tema livre, porém o aluno deveria aplicar as técnicas da gestão de projetos vistas em sala de aula ao longo do semestre, como: gestão do tempo, escopo do projeto, gestão do risco, gestão da qualidade, gestão de rh e integração”, destacou. André.

No 6º semestre de Administração, o Prof. Me. Ramon Torre, desenvolveu atividade que simulava uma entrevista de emprego. “Foram selecionados quatro alunos que formaram a banca de entrevistadores, enquanto 3 alunos fizeram o papel de entrevistados. Apesar de ser uma atividade simulada em sala de aula, a recomendação era para que os alunos encarassem a entrevista com seriedade, o que de fato aconteceu”, comemorou Ramon. Uma das entrevistas foi realizada em inglês e os alunos aproveitaram muito a experiência.  

 

Leandro Machado

A Faculdade Don Domênico está com inscrições abertas para o Processo Seletivo 2018Agende sua prova ou utilize sua nota do ENEM.

Inscreva-se:

http://www.faculdadedondomenico.edu.br/vestibular/