NUAPE promove aperfeiçoamento de professores na Faculdade Don Domênico

Núcleo de aperfeiçoamento Pedagógico (NUAPE) ofereceu oficina sobre elaboração de provas no modelo ENADE 

No último sábado, cerca de 30 professores participaram de oficina sobre “Elaboração de provas modelo ENADE”, promovido pelo Núcleo de aperfeiçoamento Pedagógico (NUAPE). A capacitação ficou a cargo da Profa. Me. Claudia Menezes. “O objetivo é melhorar o desempenho na confecção das avaliações na Faculdade Don Domênico, em razão da necessidade de sua adequação ao modelo utilizado no ENADE – Exame Nacional de Desempenho de Estudantes”, afirmou Cláudia Gomes, coordenadora do NUAPE.

Na abertura do evento, Claudia Gomes destacou a importância das avaliações na mensuração dos conhecimentos dos alunos, como forma de melhorar os cursos de uma maneira geral. “Com a implantação do sistema de avaliação continuada, torna-se indispensável um modelo de prova diferenciado, que estimule o raciocínio e a solução de problemas, em detrimento do simples decorar”.

No início de sua apresentação, Cláudia propôs uma reflexão a respeito das avaliações. “A prova é um momento de reflexão, não um momento de tortura. Uma possibilidade de auto avaliação e de revisão de conceitos. Uma oportunidade de relacionar texto e contexto em relação ao que foi ensinado. Uma ocasião de colocar-se a prova. Um momento de aprendizagem significativa”

Em sua apresentação, Cláudia Menezes destacou um equívoco comum aos professores de uma maneira geral. “Temos o hábito de elaborar nossas avaliações de acordo com aquilo que imaginamos que o aluno compreendeu, ou seja, a faixa de conhecimento que entendemos que eles são capazes de assimilar”. Segundo ela, isso é um problema quando o aluno enfrenta uma avaliação como o ENADE, onde as provas abordam temas amplos com profundidade.  

Outro aspecto importante abordado em sua explanação foi a importância do trabalho interdisciplinar e multidisciplinar, uma vez que, o ENADE avalia os assuntos dessa maneira. “Temos o hábito de trabalhar nossas disciplinas de forma fechada, entendendo que ela é a mais importante de todas, esquecendo a importância de se trabalhar a interdisciplinaridade. Isso pode ser um erro fatal na formação do aluno, pois, ele não desenvolve a visão holística necessária ao seu desenvolvimento enquanto profissional, além de prejudicar sua interpretação da prova do ENADE”, destacou Cláudia.

Cláudia lembrou ainda a importância de se colocar na prova aquilo que se trabalhou em sala de aula, inclusive utilizando vocabulário utilizado em textos, exercício, etc. “É muito comum professores utilizarem palavras que não fazem parte do vocabulário dos alunos, no momento da avaliação, gerando uma série de dificuldades, tanto para o aluno quanto o professor. Nesse sentido, devemos tomar o cuidado de trabalhar os assuntos antes da avaliação, de modo que os alunos possam ser avaliados sobre o que mais importa, seu entendimento a respeito dos conceitos da disciplina”.

Para finalizar, Cláudia apresentou uma série de instruções para a elaboração de uma prova no modelo utilizado no ENADE, utilizando exemplos de questões e a forma correta de construção de acordo com o objetivo do que se quer avaliar.

Leandro Machado