Boletim Metodologias Ativas – Faculdade Don Domênico – 16/10 – 20/10

Boletim Metodologias Ativas – Faculdade Don Domênico – 16/10 – 20/10

Aqui serão publicadas as práticas de ensino inovadoras implantadas por professores da Faculdade Don Domênico, com o objetivo de difundir tais ações

A Profa. Me. Márcia Braia aplicou a Metodologia Peer Instruction para o 2º Semestre A e B de Pedagogia, na Disciplina de Didática e Profissionalização Docente. “Após debatermos sobre Habilidades e Competências, os alunos vivenciaram essa Metodologia com muita aplicação. Ao final, fizeram uma avaliação da Metodologia utilizada e a classe foi unânime em aprová-la, além de que os resultados foram muito bons, comprovando a compreensão dos temas debatidos em classe!”, afirmou.

2ºA

 

A Profa. Me. Karla Cañete, no 2º Semestre de Logística e Rh, utilizou três metodologias para o desenvolvimento de atividade durante o mês, o PBL, a Sala Invertida e o Peer Instruction. “A atividade ocorreu em três momentos:  No primeiro os alunos pesquisaram sobre uma das teorias de gestão sorteadas e em sala, depois responderam questões propostas -uso da metodologia PBL.  Na aula seguinte, demos início às apresentações usando a metodologia sala invertida e, nesta última terça-feira, em grupo eles responderam 25 questões formuladas pelos próprios grupos com base nos modelos de gestão apresentados”.

No 6º semestre de Letras, na Disciplina Língua Inglesa, a Profa. Mariza Cortazzio, utilizando a metodologia TBL. Dividi a sala em grupos de 3 alunos, e pedi que, em um mês, desenvolvessem uma vídeo aula em inglês, podendo usar português também, a respeito de qualquer tema relacionado à disciplina. Alguns falaram sobre gramática, outros sobre vocabulário, expressões em inglês, e todos fizeram isso como se estivessem em casa ou em sala de aula. Um grupo em especial, resolveu fazer a vídeo aula in loco, abordando vocabulário que usamos no cotidiano, como pedir um sanduíche, fazendo compras em um supermercado e uma loja de roupas”.

A mesma atividade foi desenvolvida no 4º Semestre de Letras. “Eles fizeram algumas das vídeo aulas com legendas, postaram no youtube e fizeram campanha para receber likes. É engraçado que, quando eu pedi a atividade todos se assustaram muito, mas ao entregar o trabalho todos estavam muito gratos, e felizes, alguns disseram que ao ficar em frente a câmera ficavam nervosos, e tiveram que gravar por diversas vezes, mas, depois de bastante treino, conseguiram executar bem o trabalho”, finalizou Mariza.

O Prof. Me. Olair Rodrigues Garcia Jr., na disciplina Desenvolvimento Lógico-Matemático e Orientações Metodológicas na Educação Infantil, no 3º A – Pedagogia utilizou a metodologia Peer Instruction. “Após aula expositiva sobre teorias da aprendizagem da matemática na Educação Infantil, com foco no desenvolvimento lógico-matemático, foi aplicado no dia 18 de outubro de 2017, uma verificação, quanto aos conhecimentos construídos, por intermédio da Metodologia Ativa, Peer Instruction”.

 

“Para a realização da atividade inseri a lista de alunos no ClassDojo e os alunos ficaram bem empolgados com os seus avatares, gostaram bastante da ideia. Em seguida foram excluídos os alunos ausentes e feito o sorteio das equipes (três alunos) ”, completou Olair.

Na sequência, Olair utilizou apresentação de PowerPoint, com um marcador de tempo regressivo, disponibilizando 3 minutos para cada questão (dez questões). O processo não poderia ser interrompido, quando iniciado, conforme foi informado aos alunos. “No término do processo, os alunos devolveram o cartão de respostas e o professor fez a crítica da atividade, aproveitando para responder com os alunos, cada uma das questões. Assim, os alunos já souberam a quantidade de acertos”, finalizou.

No 8º Semestre E de Administração, o Prof. Me. Leandro Machado aplicou a metodologia Peer Instruction para avaliar os conhecimentos adquiridos pela turma até este momento do semestre. O tema da atividade foi o “P’ de Promoção. A atividade foi desenvolvida de maneira individual. “Trabalhamos com uma meta de 90% dos alunos tendo que acertar no mínimo 75% das questões para que possamos avançar na matéria. Caso a meta não seja atingida, as questões com maior número de erros serão trabalhadas novamente, a fim de consolidar os conceitos trabalhados em sala de aula”, afirma

Leandro Machado