Capacitação deste sábado trabalhou as ferramentas Plickers e PlayPosit

Os responsáveis pela capacitação foram os professores André Rojas e José Tartanhar

No início da aula, o Prof. José Tartanhar apresentou um vídeo falando sobre motivação e trabalho em equipe, destacando que o sucesso da implantação das metodologias ativas é a colaboração e cooperação entre todos que fazem parte do processo. “Durante a realização das aulas com metodologias ativas, tenho o costume de fazer uma pesquisa para avaliar a aceitação. Normalmente, a taxa de aceitação é elevada, mas, sempre temos alunos que não aceitam. Nesse momento, ao discurso único entre os professores é fundamental para o sucesso do processo de implantação”.

Na sequência, o Prof. Me. André Rojas explicou a atividade prática denominada “Pirâmide com canudo”, que consiste na construção de uma Pirâmide, tendo disponível apenas 40 canudos e fita adesiva. A pirâmide mais alta vence o desafio. O projeto vencedor foi da equipe formada pelos professores César Neves, Ivani Ribeiro, Maurício Campos e Paloma Barboza.

No fechamento da atividade, André lembrou que a utilização de metodologias ativas demanda um planejamento prévio. “Todos nós, em algum momento, nas aulas tradicionais ao entrar em sala de aula podemos ter uma ideia imediata e utilizar. No caso das metodologias ativas isso não é possível, temos que planejar com certa antecedência, a fim de preservar o método utilizado”.

Em seguida, José Tartanhar começou a trabalhar a ferramenta PlayPosit, uma plataforma online de vídeo que permite aos professores criarem avaliações dentro e fora da sala de aula. Os professores são capazes de criar questões dentro de vídeos do Youtube, Vimeo, Khan Academy e outras plataformas de vídeo. Os dados podem ser analisados de maneira individual e em grupo, dando um poderoso insight às tendências na sala de aula. Cada professor criou um vídeo com na plataforma com base em suas disciplinas, com o intuito de se habituar

Cards – Plickers

A segunda parte da capacitação abordou a ferramenta Plickers, é ferramenta simples que permite aos professores coletarem respostas a questões previamente formuladas, sem a necessidade que os alunos utilizem qualquer tipo de aparelho (celular, computador, etc.). “O Plickers é uma ferramenta muito interessante e prática, uma vez que, permite a realização de uma série de atividades avaliativas. Além disso, em casos onde o wifi é limitado, a ferramenta funciona, uma vez que, basta que o professor tenha acesso à internet”, afirmou André.

“A ferramenta não consome muitos dados móveis, permitindo que o professor a utilize mesmo em um local sem nenhum tipo de Wifi”, complementa José Tartanhar.

Para finalizar a aula, os professores participaram de uma atividade lúdica, denominada “Qual é a música? ”. Nela, os professores deveriam adivinhar o nome de uma música, a partir de uma charada projetada na tela. A equipe vencedora, mais uma vez, foi a formada pelos professores César Neves, Ivani Ribeiro, Maurício Campos e Paloma Barboza.

Leandro Machado

A Faculdade Don Domênico está com inscrições abertas para o Processo Seletivo 2018Prova no dia 29/10 – Concurso de Bolsas de até 40% de desconto.

Inscreva-se:

http://www.faculdadedondomenico.edu.br/vestibular/