Colégio Don Domênico promove excursão para Bicho Mania e Kidzania

Turmas do Pré I até o 3º ano do ensino fundamental participaram da programação

O Colégio Don Domênico promoveu nesta semana excursões para o Bicho Mania Parque Fazenda e a Cidade em Escala Infantil Kidzania envolvendo alunos, professores e colaboradores da instituição, com o objetivo de consolidar conceitos trabalhados dentro de sala de aula.

As turmas do Pré I até o 3º Ano do Ensino Fundamental visitaram o Bicho Mania, onde as crianças puderam conhecer a rotina de uma fazenda, sentir o cheiro do mato, tirar leite de vaca, passear de charrete, comer pão caseiro, dar capim para um boizinho, entre outras atividades, que servem especificamente para estimular o conceito de sustentabilidade e o respeito à fauna e à flora.

“É importante esse contato com a natureza para que os alunos possam estabelecer uma relação genuína com a natureza, entendendo a sua importância para a nossa sobrevivência e, dessa maneira, desenvolvendo consciência ambiental”, afirmou a Profa. Katia Garcia.

Para a Profa. Lucineia Melo, a excursão propiciou um momento de grande integração fora da escola. “Pudemos interagir em um ambiente diferente, ver coisas que os alunos estão acostumados a ver apenas pela televisão, como animais, a rotina de uma fazenda, estimulando o contato com a natureza”, afirmou.

Participaram da visita ainda as Professoras Simone de Paula, Sheyla Pinheiro, Karina Beccari, Bela Melo e Maria Fernanda.

No KidZania as crianças puderam vivenciar uma série de situações do dia, aprendendo através de atividades realistas. Trata-se de uma cidade em escala infantil que combina inspiração, diversão e aprendizagem, onde crianças de 4 a 14 podem explorar livremente, cada uma das 50 atividades disponíveis em uma área de mais de 8.500 metros quadrados.

“As crianças puderam participar de uma série de atividades relacionadas às mais diversas carreiras, estimulando sua criatividade e seu interesse por temas que até o momento foram trabalhados apenas de forma teórica. Lá eles tiveram acesso a mais de 50 profissões, podendo trabalhar e ganhar seu dinheiro, aplicar na poupança, tudo dentro da estrutura do parque”, afirmou a Profa. Erica Duarte.

“As crianças têm uma necessidade intrínseca de explorar, criar, colaborar. Nesse sentido, o ambiente do KidZania é fantástico, pois, estimula as crianças a pensar, refletir, agir de maneira colaborativa, além de promover o aprendizado de uma maneira divertida e inovadora”, afirmou Luciana Reis.

O KidZania se tornou um fenômeno global, com mais de 20 centros em todo o mundo. Em cada KidZania a aprendizagem é combinada para que as crianças fiquem prontas para um mundo melhor.

“Nesse lugar, as crianças desenvolvem as habilidades e competências vivenciando, na prática, diversas profissões”, afirmou a Profa. Patrícia.

Participaram da visita ainda a Professora Ieda Willens e a Monitora Thamires Pereira dos Santos. 

A coordenadora Pedagógica do Colégio e responsável pelo planejamento das excursões, Alessandra Passaes, destaca a importância do aprendizado fora da estrutura formal da escola para o desenvolvimento dos alunos. “É importante que os alunos possam associar aquilo que aprendem na teoria com a prática, tornando o processo de aprendizagem mais eficiente e eficaz”.

Alessandra destaca ainda, a alegria dos alunos ao participarem dessas atividades, colaborando para seu maior envolvimento nos temas abordados em sala de aula. “O ambiente da escola, muitas vezes formal, pode trazer um certo desgosto das crianças pela escola. Nesse sentido, as atividades extraclasse são necessárias para romper com essa formalidade, tornando o ambiente escolar mais alegre e mais atrativo para os alunos, o que facilita o seu aprendizado durante as aulas”, finalizou.

 Leandro Machado

KidZania

 

Bicho Mania