Capacitação em Metodologias Ativas aborda a ferramenta ClassDojo

Responsável pela capacitação neste sábado foi o Prof. Me. Olair Rodrigues Garcia Jr.

No início da aula para quebrar o gelo, Olair realizou um exercício de lógica quantitativa utilizando sucessões numéricas, apresentando a sequência Fibonacci, e as diversas estruturas que podem ser construídas a partir dela.

Prof. Me. Olair Rodrigues Garcia Jr

Olair fez uma breve explanação sobre o aplicativo, destacando que a ferramenta tem diversas utilizações, possibilitando um maior controle do professor com relação à turma de alunos. “Ele disponibiliza uma série de recursos que facilitam a gestão de uma sala de aula, além de ser uma forma divertida de envolver os alunos nas atividades realizadas”.

Na sequência, os professores fizeram o download do aplicativo e realizaram registro na condição de professor, uma vez que, o objetivo da utilização no âmbito da faculdade é utilizá-lo para facilitar a gestão de diversos aspectos relacionados à sala de aula, em especial, com a utilização da avaliação continuada. ”O aplicativo permite, por exemplo, que categorizemos a assiduidade do aluno em quatro categorias, auxiliando na avaliação, que muitas vezes leva em consideração a participação dos alunos no desenvolvimento das atividades em sala de aula”.

Segundo Olair, a facilidade de inserir turmas no sistema é outro aspecto que torna a utilização do aplicativo viável na condução das turmas. “O aplicativo permite que listas em Word e Excel sejam utilizadas para inserção dos alunos no sistema de maneira muito simples e rápida, fazendo com que até os professores com mais dificuldade em lidar com tecnologia, possam utilizá-lo”, afirmou.

Olair explicou que ao inserir a lista no sistema, cada aluno recebe um Avatar, uma figura gráfica digital, na forma de um “monstro”, o que por si só já gera uma empatia e quebra o gelo entre o professor e sua turma. “É bacana perceber que, até nas turmas de ensino superior os avatares tornam o aprendizado mais envolvente, uma vez que, os alunos estão acostumados a essa forma de representação gráfica utilizadas em jogos online, por exemplo”, destacou.

Avatares – ClassDojo

 Definição de Avatar

“Avatar é um cibercorpo inteiramente digital, uma figura gráfica de complexidade variada que empresta sua vida simulada para o transporte identificatório de cibernautas para dentro dos mundos paralelos do ciberespaço

Para finalizar, os participantes realizaram uma série de atividades práticas utilizando todas as ferramentas disponíveis no aplicativo. Para tanto, foram utilizados tanto o computador como o celular, uma vez que, algumas funcionalidades são restritas a cada tipo de plataforma.

Leandro Machado