Representantes da Faculdade Don Domênico participam do 19º FNESP

Leandro Machado, Mônica Alonso e Fernando Passaes

Fernando Mendes Passaes, Diretor,  Mônica Machado Alonso, Coordenadora Institucional e Leandro Machado, Coordenador de Marketing participaram deste que é considerado o maior evento do Ensino Superior do País

Na última semana, nos dias 28 e 29 de setembro, o Diretor, a Coordenadora Institucional da Faculdade Don Domênico e o Coordenador de Marketing, respectivamente, Fernando Passaes,  Mônica Machado Alonso e Leandro Machado participaram do 19º FNESP – Fórum Nacional do Ensino Superior, evento promovido pelo SEMESP – Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior, reunindo mantenedores, gestores e executivos das mais importantes instituições de ensino superior do País. Este ano o tema do evento foi: Inspirando um Sistema Educacional transformador.

Para Fernando Passaes, o FNESP é uma oportunidade para trocar experiências e conhecer o que há de mais inovador no setor educacional nacional e internacional. “Temos nos empenhado no sentido de, dentro das nossas possibilidades, modernizar a Faculdade Don Domênico, acompanhando a tendência educacional presente nas mais inovadoras instituições de ensino superior do mundo. Eventos como o FNESP são uma grande oportunidade para realizarmos benchmarking visando aperfeiçoar nosso sistema de ensino”, afirmou Fernando Passaes.

Mônica Alonso e Fernando Passaes

Fernando comemorou ainda a afirmação do Conselheiro da Câmara de Educação Superior – CNE, Antônio Carbonari: “A legislação que vem aí é muito mais aberta. Uma série de mudanças irão dar mais autonomia às instituições de ensino superior. Segundo Fernando, isso ampliará as possibilidades de implantação de modelos inovadores de ensino. “Hoje, por uma série de restrições da lei, temos dificuldade para colocar em prática todas nossas ideias para tornar a instituição mais competitiva e alinhada aos modelos inovadores utilizados em todo o mundo. Essa mudança, se acontecer de fato, permitirá que avancemos ainda mais na busca por uma instituição cada vez mais moderna e de excelência”.

Mônica Machado Alonso, coordenadora do Núcleo de Práticas Pedagógicas Inovadoras (NUPPI) da Faculdade Don Domênico, destaca a possibilidade de se aprofundar em questões primordiais à implantação de inovações que permitam o maior aproveitamento dos alunos nos cursos oferecidos pela instituição. “Casos como o da Proakatemia da Finlândia, apresentada em um dos painéis do evento, servem de inspiração para que possamos continuar o trabalho no sentido de dotar nossos cursos de inovações que ajudem a formar um profissional mais capaz para enfrentar os desafios do mercado atual”.

Alguns dados relevantes foram abordados, como o fato de que cerca de 80% dos universitários do Brasil cursam universidades privadas, apenas 25% dos que concluem o ensino médio ingressam no ensino superior, apenas 13,5% da população brasileira possuem ensino superior completo e 80% dos professores do sistema são formados em instituições de ensino superior privadas. O País tem 2407 IES credenciadas, que oferecem 34.366 mil cursos, sendo 2635 em EAD.

Sobre o evento

Fonte: SEMESP

No dia 28/09, abertura do evento, o Executivo responsável pelas divisões de Governo, Educação e Negócios sem fins lucrativos da Amazon Web Services (AWS), para América Latina, Canadá e Caribe, Jeffrey Kratz, apresentou o painel “Como Construir Um Ambiente Que Inspire Inovação e a Criatividade”, apresentando algumas ferramentas disponibilizadas pela empresa para as instituições de ensino superior. “Toda grande potência mundial tem um sistema de educação robusto, capaz de formar indivíduos com habilidades e competências capazes de transformar o mundo”, afirmou.

Segundo ele, as instituições devem repensar a forma de oferecer educação, uma vez que, o mundo atual traz demandas que o sistema tradicional não pode atender. “A informação está nas pontas dos dedos de qualquer pessoa com um smartphone. Isso muda a forma como devemos lidar com a educação. O Brasil se destaca nesse aspecto, sendo o país com uma das maiores concentrações de startups que desenvolvem soluções para a nova fase da educação”.

N

Carita Prokki, diretora de Negócios da Universidade de Ciências Aplicadas de Tampere (TAMK). Fonte: SEMESP

a sequência, foi realizado debate a respeito dos Sistemas de Educação e Políticas Públicas: Uma Análise Comparada, com a participação do Professor da Faculdade de Educação, Centro de Estudos e Práticas em Educação Política – PUC do Chile, Andrés Bernasconi, do Presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, Deputado Caio Narcio, do Reitor da University of Eastern Finland e Membro do Conselho da Finland University,  Jukka Mönkkönen e do – Vice-reitor do Centro Universitário do Pará (CESUPA) e Membro do GT de Política Pública do SEMESP, Sérgio Fiuza.

Na parte da tarde, representantes do Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (SERES), INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Conselho Nacional de Educação (CNE) e Secretaria de Educação Superior (SESU), participaram do painel “O Impacto das Mudanças Promovidas pelo Ministério da Educação no Ensino Superior: Reforma do Ensino Médio, Nova Legislação, Novo Fies, Novo Ead”. Em sua fala, o representante do Conselho Nacional de Educação, Antonio Carbonari, propôs a seguinte reflexão: “O que é aula? E o que é Sala de Aula” E quem é que vai juntar as duas coisas?  Respondendo: Aula é um processo para fazer com que o outro aprenda, essa é a nova exigência da nova educação.

O último painel do dia discutiu o Ambiente Acadêmico: Novos Modelos de Instituições no Ensino Superior, a Cultura da Inovação, a Aprendizagem e o Engajamento Dos Estudantes. Participaram das discussões, o Co-Fundador da Inoversidade, Adauto Braz Neto, Carita Prokki – Diretora de Negócios da Universidade de Ciências Aplicadas de Tampere (TAMK) e Rasmus Antoft – Reitor da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Aalborg, da Dinamarca.

ornalista Serginho Groisman. Fonte: SEMESP

Na sexta-feira (29/09), aconteceram os painéis Gestão: O Desafio de Equilibrar A Gestão por meio da Sustentabilidade e Cooperação, Inovação: Repensar a Sala de Aula, Focar na Aprendizagem e Investir em Tecnologia e Fomentar o Movimento Maker e a Startup.

Para encerrar, o Jornalista Serginho Groisman, apresentador da Rede Globo e um dos mais populares formadores de opinião da televisão brasileira, apresentou o painel Ensino Superior “Para Além Dos Muros da Academia”.  

Leandro Machado