Aprendizagem Interdisciplinar foi tema da Capacitação em Metodologias Ativas neste sábado (30/09)

Aula foi ministrada pela Profa. Dra. Ivani Ribeiro da Silva

Na manhã deste sábado, cerca de 20 professores da Faculdade Don Domênico participaram do 11º Módulo da Pós-Graduação em Metodologias Ativas dirigida à professores, coordenadores e diretores da instituição.

Dra. Ivani iniciou sua apresentação destacando a importância do trabalho interdisciplinar na formação do aluno moderno. “O sistema de educação deve ser desenvolvido de maneira conjunta entre os profissionais das diversas disciplinas, a fim de que os alunos possam aproveitar todos os assuntos e construir seu conhecimento”, afirmou.

Segundo Ivani, os professores de cada disciplina entendem que o seu assunto é mais importante que os demais, causando uma certa confusão mental nos alunos que se veem perdidos em um emaranhado de conteúdo, sem entender como eles interagem entre si. “É comum os professores puxarem a ‘sardinha para sua brasa’, ou seja, tratarem suas disciplinas como a mais importante do programa, dificultando o processo de interdisciplinaridade”. Sobre o assunto, a Profa. Me. Eliza Ercolin afirmou ser comum um professor exigir um trabalho extremamente difícil e extenso, sem levar em consideração as demais disciplinas, tornando o processo de aprendizado deficiente. “O professor deve ter a visão do todo, entender que sua disciplina faz parte de um conjunto de disciplinas e, como tal, deve trabalhar em consonância com os objetivos do curso”.

Nesse sentido, uma importante discussão aconteceu sobre a elaboração do material que deve ser disponibilizado para os alunos. Para a Profa. Eliza Ercolin ainda há uma dificuldade em entender como o material deve ser elaborado de maneira a engajar o aluno nas disciplinas EAD. “Quando estamos dando aula presencialmente, percebemos com mais clareza se o aluno entendeu ou não o que falamos, diferindo do EAD. Nesse sentido, não está claro o nível de dificuldade que deverá ser utilizado no material que elaboramos”, afirmou.

O Diretor da Faculdade, Fernando Mendes Passaes defende que o material deve ser atrativo, mas, ter um nível de dificuldade elevado, a fim de que o aluno se dedique a aprender, pois, sem isso o sistema não funciona. “O aluno está acostumado a receber a informação de maneira ‘mastigada’, essa cultura deve ser transformada, a fim de que possamos tornar o aluno protagonista do seu aprendizado. Se continuarmos tratando o aluno como um incapaz, ele nunca irá desenvolver a cultura de buscar as informações, pesquisar e trabalhar para o seu próprio desenvolvimento”, defendeu.

Como aconteceu em outros módulos da capacitação, Ivani reforçou a ideia de que o papel do professor mudou. “O professor hoje deve se portar como um tutor, facilitador, alguém que orienta os alunos na construção do seu conhecimento. O tempo das aulas expositivas, onde o professor falava sem parar sobre o assunto acabou, dando lugar a uma forma de ensino mais interativa, tornando o aluno o protagonista do seu aprendizado”.

A coordenadora Institucional da Faculdade Don Domênico, Mônica Machado Alonso, apresentou o caso da Proakatemia, um Campus da Universidade de Tampere, na Finlância, conhecido como um centro para estudos de empreendedorismo, onde as habilidades empreendedoras dos alunos são promovidas pelo “Professores, Alunos e Companhias que operam na área do Campus. “Foi interessante perceber o papel dos ‘coaches’ no desenvolvimento das atividades, servindo como apoio e orientação para os alunos que no início do curso constituem uma empresa real, trabalhando o seu desenvolvimento por meio das necessidades de cada estágio de implantação”.   

Ivani destacou ainda o papel dos coordenadores no processo de interdisciplinaridade dentro das instituições de ensino. “O coordenador Pedagógico é como o maestro que faz a regência, conduzindo os músicos, nesse caso os professores, para a harmonia dos sons que fazem a bela música. Ele trabalha para a integração e harmonia do grupo de professores inserido na interdisciplinaridade”.

Ivani relacionou ainda, a interdisciplinaridade com o uso das metodologias ativas. “Assim como na interdisciplinaridade, nas metodologias ativas é necessário mudar métodos, criar um ambiente de interação. Ambas possuem o mesmo propósito com relação aos valores dos temas transversais e os quatro pilares da educação (Aprender a conhecer, Aprender a fazer, Aprender a viver com os outros e Aprender a ser), além de promoverem o protagonismo dos alunos”, finalizou.

Ao final da aula, os participantes desenvolveram uma atividade em equipes denominada “Pesquisa e Construção de Cata-Vento.

Leandro Machado