Boletim Metodologias Ativas – Faculdade Don Domênico – 25/09 – 29/09

Aqui serão publicadas as práticas de ensino inovadoras implantadas por professores da Faculdade Don Domênico, com o objetivo de difundir tais ações

O Prof. Me Júnior Gomes, na turma do 6C , na disciplina Gestão da Produção II aplicou a metodologia Peer Instruction a respeito do Sistema Toyota de Produção. “Com 3 dias de antecedência postei um resumo de um artigo com 5 laudas sobre o Sistema Toyota de Produção. Em sala de aula a turma foi dividida em grupos que tinham que responder a 10 questões sobre o tema. Cada grupo tinha três minutos para responder a questão. Foi utilizado o Datashow e o software Excel para acompanhar o avanço dos grupos a cada questão. As equipes avançavam de acordo com seus acertos. Foi muito positivo o envolvimento e o compromisso dos alunos em realizar a atividade”, afirmou.

A Profa. Me. Márcia Braia, na turma do 1º Semestre de Pedagogia, na disciplina Didática e seus Fundamentos, oferecida na modalidade híbrida, fez uso da metodologia sala invertida onde os alunos receberam texto enviado e previamente e, divididos em grupo aleatórios, tiveram que responder a quatro questões que serviram como base para a apresentação e debate de suas respostas, abordando os conceitos e exemplos elaborados. A atividade sera complementada com o Peer Instruction e utilização do Kahoot na próxima semana.

A Profa. Me. Janaína Baroni, no 7º Semestre A de Administração, estudaram e apresentaram o Manual sobre elaboração do Modelo de Negócios Canvas. “Divididos em 5 grupos, cada equipe apresentou uma parte do Modelo e, ao final, fiz uma explicação geral ressaltando os pontos principais apontados por cada equipe. Os alunos, através do trabalho em equipe, aprenderam como desenvolver um Modelo de Negócios e, a partir de 03/10, estarão trabalhando em 8 equipes para desenvolver um Modelo de Negócios de uma nova empresa. Através da pratica, desenvolverão habilidades e competências fundamentais para um administrador e, simultaneamente, revisitarão conteúdos vistos ao longo do curso”, afirmou.

Já o Prof. Me. Denílson Carvalho utilizou a metodologia PBL em associação com metodologia que está desenvolvendo, no 8º semestre E de Administração. “Passei um problema de uma empresa de equipamentos que está querendo montar uma filial. Terão que analisar a viabilidade do investimento através das ferramentas utilizadas em aula (VPL, PAYBACK, IBC).Estão nas informações do problema proposto distorções na gestão, onde terão que indicar melhorias. A disputa está valendo dois pontos para o melhor trabalho e os outros serão pontuados conforme qualidade das entregas. Farão todas as análises em sala de aula, porém estão livres para fazerem as pesquisas necessárias”.

Na mesma turma, na disciplina Marketing III, o Prof. Me. Leandro Machado encerrou atividade baseada na Sala Invertida, quando os alunos apresentaram suas pesquisas realizadas durante o mês de setembro a respeito das ferramentas de comunicação de marketing. Já no 7º semestre A de Administração quatro grupos encerraram atividade baseada do TBL, oportunidade em que apresentaram produtos e serviços desenvolvidos como parte da disciplina Marketing II.

No 1º Semestre A de Administração, na disciplina Contabilidade Gerencial 1 a Profa. Cláudia Moura aplicou a metodologia Peer Instruction, com utilização da ferramenta Socrative. “Para iniciar o entendimento sobre contabilidade é necessário identificar as contas patrimoniais e as contas de resultado. Esse foi o tema da nossa atividade. Perguntas a serem respondidas com alternativas de A à E outras V ou F. Esse tipo de metodologia é sempre bem aceita pelos alunos, pois torna o aprendizado divertido, já que há uma disputa entre eles. Já apliquei essa metodologia no 7A de Ciências Contábeis e a aluna Jéssica perguntou na quinta-feira: quando teremos outra gincana? Os alunos que participam, aprendem e se divertem sem a ‘obrigação’ de ter que estudar, pois é divertido estudar para ganhar uma competição”.

Leandro Machado