Da “Revolução Industrial à Guerra Fria” foi o tema da palestra da Faculdade Master

A responsável pela palestra doi a Profa. Me. Ângela Vaz

A Palestrante da última quinta-feira (21/09/17) na Faculdade Master foi a própria coordenadora do curso, professora Me. Ângela Vaz, que de forma muito simples e clara falou sobre o contexto histórico da Revolução Industrial até a Guerra Fria, passando pela Revolução Russa e sobre as duas Grandes Guerras Mundiais.

A palestrante explicou que a Revolução Industrial partiu de duas vertentes onde havia conflitos entre Burguesia e Proletariado A classe do Proletariado era constantemente oprimida e explorada de forma desumana. “Na Inglaterra, os funcionários das grandes indústrias precisavam dormir na porta das fábricas para não perderem tempo indo para suas casas”, afirmou. A partir de conflitos relacionados a isso, surgiu o Socialismo que veio com uma Ideologia criada por Karl Marx para ajudar a classe do proletariado, onde os funcionários trabalhariam e teriam os mesmos direitos, valores e até os mesmos salários, e quem administraria tudo para distribuir de forma igual para toda a população seria o governo.

Em seguida, a professora Ângela falou um pouco sobre a autocracia na Rússia, dominada pelos Czares, em especial sobre o período do Imperador Russo Nicolau II, que tinha um filho que sofria de hemofilia, enfermidade onde a pele não cicatriza, levando a pessoa a ter sangramentos constantes.  “Nicolau II procurava várias formas de curar seu filho, porém, os médicos não sabiam como fazer o garoto ficar melhor, até que entra na história um homem chamado Grigori Rasputin, um místico que era conhecido pelo povo por realizar milagres na Sibéria”, afirma. E, completa: “Ao ir a São Petersburgo, Rasputin impressionou muitos da Igreja Ortodoxa Russa, sendo levado ao encontro de Nicolau II, que era amante da Igreja Ortodoxa, com o objetivo de recuperar a saúde de seu filho. Tendo grande êxito no tratamento do menino, Rasputin passou a frequentar a Corte Imperial Russa, atuando como curandeiro do Czar. No entanto, sua influência sobre o Czar e sua esposa passou a preocupar nobres conservadores que, mais tarde em 1916, o assassinaram”.

Na sequência desses fatos, tem início a Revolução Russa, em 1917, quando uma grande massa de operários e camponeses trabalhando muito e ganhando pouco, se voltou contra Nicolau que renunciou, levando ao poder o Partido Bolchevique, de Vladimir Lênin, dando origem à União Soviética.

Em seguida a professora falou sobre as duas Grandes Guerras Mundiais, com a primeira tendo inicio no ano de 1914 e acabando em 1918.  A guerra foi separada em duas organizações, a primeira foi a Tríplice Entente que era formada pela Inglaterra, em união com a França e também a Rússia, e mais alguns países que se aliaram no decorrer da luta.  A segunda organização chamada de Tríplice Aliança era formada pela Alemanha, Itália e também a Áustria, a 1ª Grande Guerra Mundial, ou a Guerra das Guerras como também é conhecida, trouxe vitória para a Tríplice Entente, e ao fim da Guerra a Alemanha teve de devolver muitas colônias que tinha, e outras teve de entregar aos inimigos.

Já em 1929 no mesmo ano em que os Estados Unidos passam por uma grande crise chamada de “A grande depressão americana”, na Alemanha um homem chamado Adolf Hitler começa a trabalhar num plano totalitarista chamado “nazismo”. “O mais interessante é o fato que Hitler tinha muitos problemas de saúde, mas mesmo assim ganhava as pessoas com seu grande poder de persuasão, e assim desenvolveu um grande exército na Alemanha”, afirmou Ângela.

A 2ª Grande Guerra Mundial teve início no ano de 1939 e durou até 1945, todas as grandes potências da época participaram da Guerra que foi mais uma vez dividida em duas organizações, a primeira que era composta pelos Aliados: Inglaterra, França e Rússia, e a segunda composta pelo Eixo: Alemanha, Itália e Japão, e ao fim da Guerra mais uma vez a Alemanha é derrotada, e o Eixo sofre com grandes consequências.

Falando sobre a “Guerra Fria” Ângela explicou que a teoria de Karl Marx a qual ele chamava de mais valia foi utilizada de forma errada pela U.R.S.S. (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas), onde eles utilizaram para amedrontar seus rivais, a Guerra fria também era conhecida como paz armada, entre Estados Unidos da América (capitalista) e União Soviética (socialista) onde se disputava a hegemonia política, econômica e militar no mundo. Os dois países utilizaram de tudo para mostrar ao mundo quem era o melhor, disputando estratégias e conflitos indiretos entre si. Mais tarde, em 1989 foi decretado pelo então presidente da União Soviética, Mikhail Gorbachev, o fim do socialismo no país, e nos países aliados, iniciando em 1990 uma série de reformas econômicas a fim de melhorar a situação do país e dos aliados, porém cada vez mais o capitalismo era implantado nos países aliados e assim foi a derrota da União Soviética para os Estados Unidos na Guerra Fria.

Ao fim da aula a professora Me. Ângela Vaz tirou dúvidas da turma, e falou mais algumas curiosidades sobre tudo que havia sido lecionado, todos estavam muito interessados e participavam o tempo todo da aula comentando sobre os conhecimentos que tinham sobre cada uma das épocas.

Felipe Chagas

Leandro Machado