“Finanças pessoais” foi tema de palestra na Faculdade Master

O responsável pela palestra foi o Prof. Me. Ramon de Torre

Na tarde da última quinta-feira (28/09/17), a Faculdade Master recebeu o Prof. Ramón de Torre, que proferiu palestra sobre o tema “Finanças Pessoais”, trazendo dicas de como organizar as finanças, e como evitar possíveis gastos que podem ser reduzidos, ou minimizados ao máximo.

O Prof. Ramon de Torre que é Bacharel em Administração pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), e Mestre em Gestão de Negócios, trouxe algumas dicas para começar a abordagem do assunto. Segundo ele, apesar de ser considerado um clichê, primeira dica é: “Nunca gaste mais do que você ganha. Esse é o primeiro passo para você mudar o quadro da sua situação financeira”, afirmou. 

Uma das principais questões levantadas por Ramon foi “será que tenho controle sobre meus gastos? ”. Segundo Ramon, um dos principais fatores para a perda de controle sobre os gastos são os cartões de crédito, usados pela maioria das pessoas. “Os cartões de crédito não são ruins para nós, mas se usados de forma errada podem ser considerados verdadeiras armas em nossas mãos”, afirmou.

Atualmente, 60 milhões de brasileiros estão com o nome sujo devido ao cartão de crédito, financiamento, entre outros, segundo pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), publicada no Portal Gi de 09/06/2017. Ainda segundo o estudo, isso acontece em razão ao mal uso do cartão de crédito. Para tanto, Ramos destacou a importância se se separar o que são gastos essenciais e o que são  gastos supérfluos  e dar atenção ao que realmente importa. “Bons exemplos de gastos essenciais são: alimentação, vestuário e transporte, já um exemplo de gasto supérfluo são: celulares caros que são trocados a cada 6 meses, sem necessidade”, afirmou.

De acordo com Ramon, um bom exemplo a ser seguido é dos chineses.  “Os chineses com salário mínimo ganham em média menos que um brasileiro, porém por valores culturais diferentes conseguem poupar aproximadamente 50% de seu salário, cenário bem diferente no Brasil, onde os jovens se iludem com a palavra crédito, contando muitas vezes com o “paitrocínio”, o “vôtrocínio’” e os cartões de crédito, e acabam esquecendo que depois de utilizar todo o crédito você precisará pagar a fatura, e os empréstimos ”.

Em seguida apresentou um vídeo que tinha o título “Como nascem os paradigmas”, explicando como aquilo era real para nossos dias. “Vivemos numa sociedade consumista e muitas vezes só fazemos aquilo por cultura, e é muito difícil explicar a uma pessoa que aquela situação pode mudar”, destacou.

Ao final de sua palestra apresentou vídeo sobre o ex-presidente do Uruguai, José Mujica, em que ele fala de valores, não só em questão financeira, mas em todos os tipos de valores que temos em nossas vidas e respondeu às perguntas dos participantes da atividade.

Felipe Chagas

Leandro Machado