Boletim Metodologias Ativas – Faculdade Don Domênico – 18/09 – 22/09

Aqui serão publicadas as práticas de ensino inovadoras implantadas por professores da Faculdade Don Domênico, com o objetivo de difundir tais ações

A Profa. Me. Janaina Baroni Francisco está desenvolvendo um TBL com as turmas do 8º Semestre D e E de Administração, na Disciplina Gestão Empresarial II. “Cada Sala escolheu uma empresa para detalhar. As classes estão divididas em departamentos de acordo com a segmentação do Plano de Negócios adotado pelo Sebrae, a saber: Sumário executivo, Análise de Mercado, Marketing, Operacional, Financeiro e Cenários e Análise de SWOT. O 8E é um food truck e o nome da empresa é Fit Truck. O 8º D é uma empresa de entretenimento chamada Bakana’s Lounge Bar”.

Também nos 8ºs semestres de Administração, o Prof. Leandro Machado iniciou as apresentações na modalidade Sala Invertida. “Durante três semanas os alunos por meio do TBL pesquisaram a respeito de ferramentas do Mix de Comunicação de Marketing, com o objetivo de apresenta-las aos colegas durante as apresentações presenciais. Cada grupo será responsável pela elaboração de material de estudo que deverá ser compartilhado com os demais grupos”. No 7º semestre de Administração, a mesma modalidade foi aplicada, mas, nesse caso os alunos tiveram que desenvolver a ideia de um produto.

 

A Profa. Me. Karla Cañete também desenvolveu o TBL, na disciplina Modelos de Gestão, com as turmas de RH e Logística segundo ciclo. “Na primeira parte, os alunos em grupos pesquisaram sobre uma das teorias de administração (sorteio realizado em aula anterior para definição dos grupos e temas). Alunos deviam pesquisar na biblioteca física e virtual e também na internet. Na sala responderam a 4 questões genéricas na qual deveriam encaixar seu tema. A segunda parte será a apresentação em aula no estilo Sala Invertida e, posteriormente, um Kahoot com as questões que cada grupo deve elaborar. Toda a atividade só será finalizada na aula de 17 de outubro”.

O Prof. Me. Gustavo Capociama, aplicou o Peer Instruction no 7 semestre de Administração, tendo como base a observação e reforço pautado nas respostas erradas. Já no 7º semestre de Pedagogia, na disciplina Gestão de Pessoas, a Prof. Me. Tânia Cristina dos Santos Guedes Pinto, utilizou a metodologia Rotação por Estações.

A Profa. Eliza Ercolin, no 2° A de Gestão de Recursos Humanos, na disciplina Psicologia Organizacional, desenvolveu estudo de caso sobre consenso. “Os alunos leram uma história com seis personagens e fizeram a escolha individual do personagem mais simpático. Depois, se reúnem em pequenos grupos e fazem a escolha individual. Todos os grupos colocam suas escolhas na lousa e daí há uma discussão com a classe toda”.

 

O Prof. Me. André Rojas, no 2º Log/Rh aplicou metodologia desenvolvida pelo Prof. Denílson Carvalho, ainda em teste.  “A atividade é referente ao ensino híbrido, sendo assim, na quinta-feira (14/9) foi enviado material sobre o assunto Gestão de Custos em Projetos. Os alunos tinham que vir para aula com o conhecimento do assunto absorvido para realização da atividade. Ao iniciar a aula, os grupos foram separados (de forma aleatória), total 12 grupos com 5 alunos cada grupo.  Durante a dinâmica, um grupo questionou outro grupo. O Grupo 1 perguntou para o Grupo 2, e assim sucessivamente. O grupo que não soube responder perdeu um ponto que era creditado ao grupo que perguntou. O grupo que recebeu a pergunta e acertou a resposta, ganhou ponto. Antes de começar atividade os grupos tiveram tempo de 5 minutos para elaborar questões que gostariam de fazer para outo. Quando a ‘gincana’ começou o grupo perguntava e o grupo que iria responder tinha 2 minutos para elaborar uma resposta. Ao término desse tempo, o grupo tinha que responder a pergunta. O grupo que obteve maior número de pontos ganhou um ponto bônus (crédito) que será acumulado ao longo das aulas. Criou-se um ambiente de competição dentro da sala entre os grupos, um não queria que o outro acertasse a sua pergunta”.

Segundo André, o conteúdo foi absorvido com muito mais facilidade, uma vez que o aluno era obrigado a prestar atenção em tudo que estava sendo discutido para que ele não repetisse a pergunta do outro. “Ao final da atividade, eu peguei o mesmo conteúdo que enviei a eles, expus na lousa. E quando fui explicar, eles já sabiam o que eu estava falando. Desta forma acredito que eles absorveram o conteúdo bem melhor do que se eu tivesse dado a aula expositiva. Créditos para o Prof. Me. Denílson Carvalho que deu a ideia e me autorizou a usa-la”.

 

Leandro Machado