Meio-Ambiente é tema da Faculdade Master da última quinta-feira (14/09/17)

A Palestrante do dia foi a Profª Rosana Marques, mestre em Saúde Coletiva

Em sua apresentação Rosana abordou o tema meio-ambiente, focando na reciclagem e os benefícios que ela traz para o nosso planeta, abordando os malefícios que o lixo mal descartado pode trazer para a cidade.

A Profª Rosana iniciou a palestra com a seguinte questão: “O que é meio ambiente? ” Em seguida, explicou que o meio-ambiente basicamente é tudo ao nosso redor, como: ar, água, solo, e os seres vivos. “Cada ambiente tem vários tipos de seres vivos que se adaptam a temperatura, clima e localização”, explicou.

Segundo Rosana o ser humano é o único ser vivo que se reproduz independente do espaço e deu um exemplo muito interessante.  “Se colocarmos um casal de ratos numa caixa eles irão reproduzir, mas ao chegar num certo número de ratos na caixa eles param de se reproduzir, pois, não haverá espaço para viver mais ratos naquela caixa, ou seja, para eles continuarem reproduzindo seria necessário coloca-los em uma caixa maior”, destacou.

No caso dos seres humanos, isso não acontece. Para exemplificar, Rosana deu exemplo da Comunidade Paraisópolis, na cidade de São Paulo. “Na cidade de São Paulo existe uma comunidade chamada Paraisópolis. Nela, vivem cerca de 43 mil habitantes atualmente de acordo ao IBGE, sendo a maior favela do estado de São Paulo e a 8ª maior do País.  Apresenta alta densidade populacional, mil habitantes por hectare. Se acontecer algum acidente ali dentro é impossível uma ambulância entrar para socorrer a tempo as pessoas”, afirmou.

Falando um pouco sobre preservação, o assunto “água” não poderia ficar de fora. “A água no planeta surgiu a bilhões de anos, e a água não se renova, e nunca diminui o volume, ela apenas muda de forma, ou transforma-se em vapor, ou fica em estado sólido, ou o líquido. ” E comparando a água do planeta de forma simples a professora ilustrou que se toda a água do planeta coubesse numa garrafa de 2 litros, a água doce potável seria equivalente a apenas 1 copinho de café cheio, ou seja pouquíssimo, pois todo o resto é água salgada ou imprópria para o uso.

Profa. Me. Ângela Vaz e Profa. Me. Rosana Marques

Logo em seguida Rosana começou a falar sobre o lixo no nosso planeta, e explicou que lixo é tudo aquilo que jogamos fora, ou descartamos, e que nós seres humanos, somos os únicos produtores de lixo do planeta, desde os nossos antepassados que viviam nas cavernas até hoje. “Evoluímos e nosso lixo também, a diferença é que um produto que alteramos da natureza original, quando volta para ela não é reconhecido e assim formou-se lixos que até hoje não tem estimativa de perecerem nunca, como por exemplo o isopor”. Segundo ela, a solução é a reciclagem, se nós investirmos mais em projetos de reciclagem todo esse lixo que seria prejudicial à natureza volta para nós da mesma forma, ou em outros formatos.

Após falar sobre a solução para o lixo através da reciclagem Rosana ensinou aos alunos como é classificado o lixo e de que formas podemos separá-lo para facilitar a reciclagem.

Ao fim da palestra foi proposto que todos cantassem uma música que fala sobre a mudança de cada um de nós, no sentido de conscientização que tudo só vai melhorar através de nossa mudança, a música é interpretada pelo cantor Gilberto Gil, e a música é “O eterno Deus Mu-Dança.”, todos participaram cantando, e com danças, e assim terminou mais uma aula da Faculdade Master, com todos muito animados.

Felipe Chagas

Leandro Machado