Alunos do Maternal I e II e Pré I e II aprendem valores na aula de Capoeira

Prof. Rodolfo de Oliveira (Jabuti) é o responsável pelo Projeto Capoeira Pedagógica do Colégio Don Domênico

O Projeto Capoeira Pedagógica desenvolvido no Colégio Don Domênico é mais do que o ensino de um esporte com uma história riquíssima, é um momento para exercitar valores fundamentais. Coordenado pelo Prof. Rodolfo Oliveira, o projeto trabalha com crianças de diversas idades.

Uma das características mais destacadas nas aulas de capoeira é a disciplina e o exercício do respeito. Os alunos escutam atentamente as instruções do Prof. Rodolfo e demonstram extremo respeito durante as atividades. “Os alunos, apesar de crianças, percebem que o respeito e a disciplina deve ser a base da relação entre eles e o mestre, pois, de outra forma, não podem participar das atividades. Prezo muito pela disciplina e o respeito nas aulas”, destacou Rodolfo.

Durante a aula os alunos desenvolvem uma série de movimentos característicos da capoeira. “É importante que, desde pequenos eles aprendam os movimentos que serão a base para um possível treinamento mais específico no futuro”, afirma Rodolfo.

Rodolfo apresenta os movimentos de maneira prática e convida os alunos a copiarem seus movimentos que, mais tarde serão utilizados em uma sequência de movimentos mais completa. Além disso, aqueles que se dedicam mais e se concentram na execução dos movimentos são exaltados, enquanto que os demais são incentivados a melhorar sua performance. “Trabalhamos com a noção de meritocracia, a fim de despertar nas crianças o desejo de fazer sempre melhor para que possam buscar sempre a excelência”, afirma.

Uma das atividades consistia na execução de movimentos característicos como:  a Ginga, movimento básico de Capoeira. Em vez de o capoeirista se fixar numa posição, ele está sempre em movimento, efetuando esta espécie de dança; “Au”, basicamente aquilo a que se chama uma roda, praticada normalmente na ginástica. Também conhecido como Au Regional é usado na Capoeira como uma forma rápida de fugir ou enganar o “adversário”;Cocorinha, que consiste em um método evasivo, nomeadamente consiste na forma de evitar pontapés circulares efetuados em curta distância. Neste movimento é necessário que a mão que toca no solo mantenha o equilíbrio, e, tal como em todos os movimentos e “jogo” capoeirista, é necessário manter sempre o contato visual com o adversário; e Parada de mão. “No Au e na Parada de Mão conseguimos trabalhar a coordenação motora de forma mais específica”, finalizou.

As aulas acontecem todas as segundas e quartas feiras na sede do Colégio Don Domênico.

Leandro Machado