Alunos do Colégio Don Domênico participam de visita ecológica “Caminhos da Mata”

Projeto da Prefeitura de Guarujá visa resgatar fatos e curiosidades da história local para despertar na população o interesse em visitar locais pouco explorados

 Cerca de 40 alunos do 4º Ano do Ensino Fundamental participaram ontem (30/08) de visita à Praia da Iporanga, Praia das Conchas, Central de Reciclagem – Serra do Guararú, como parte da programação do Projeto Caminhos da Mata, desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente do Município do Guarujá.

Segundo a Profa. Patrícia Monteiro, a visita foi importante para que conceitos abordados em sala de aula fossem apresentados na prática. “Fomos conhecer o processo de reciclagem e compostagem feito pelo Condomínio Iporanga e fomos à praia das conchas conhecer os projetos de meio ambiente ali realizados. Temas que estamos abordando em sala de aula neste momento”, afirmou.

O grupo de alunos foi acompanhado, além das professoras Patrícia e Ieda, pela monitora Leide Diane. No local, receberam orientações do Biólogo Taiguara Alves e a Educadora Ambiental Shirley Costa da Secretaria do Meio Ambiente que explicaram o processo de reciclagem, compostagem e as políticas de preservação que funcionam ali. Para a Profa. Yeda Willens, a visita foi uma oportunidade única para engajar os alunos no tema meio ambiente. “Os alunos aproveitaram muito, pois, puderam ver na prática aquilo que apresentamos através dos livros e atividades em sala de aula. Nesse sentido, a visita atingiu os objetivos que traçamos anteriormente”, destacou.

O tema meio ambiente é um dos assuntos mais comentados atualmente, muito em razão do avanço irresponsável na exploração de recursos naturais. Para Marcelo Mendes Passaes, Diretor do Colégio Don Domênico, ações como a realizada ontem são fundamentais para a formação dos alunos. “A construção da consciência ecológica e o engajamento dos alunos na preservação do meio ambiente deve ser levada muito a sério, razão pela qual, os alunos desde o Fundamental I até o 3º Ano do Ensino Médio participam de ações de conscientização. O colégio apoia iniciativas como essa, que contribuem decisivamente na construção do cidadão que esperamos formar na instituição”.  

No dia 11/10/2014, mais 20 alunos do 4º Ano do Ensino fundamental, sob responsabilidade da Profa. Luciana Reis, participarão da visita.  

Sobre o Projeto Caminhos da Mata

A Secretaria do Meio Ambiente de Guarujá está de volta com o projeto Caminhos da Mata, que visa resgatar fatos e curiosidades da história local para despertar na população o interesse em visitar locais pouco explorados. As inscrições estarão abertas a partir de março para diversas entidades.

Os passeios vão de trilhas na Prainha Branca, Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, visitas nas Cooperativas Mundo Novo, Cooperbem e Iporanga, assim como cachoeiras no Caruara.

Leandro Machado

Com informações da Revista Ecoturismo