Boletim Metodologias Ativas – Faculdade Don Domênico – 28/08 – 31/08

Aqui serão publicadas as práticas de ensino inovadoras implantadas por professores da Faculdade Don Domênico, com o objetivo de difundir tais ações

A Profa. Me. Márcia Braia na disciplina Didática e Profissionalização Docente, no 2 A de Pedagogia trabalhou Mapa Conceitual sobre Concepções Pedagógicas. A atividade desenvolvida foi o PBL. Já no 1ª de Pedagogia, na disciplina Organograma Escolar, oferecida na modalidade híbrida, os alunos foram incitados a debater sobre os principais itens que compõem um organograma escolar, a partir de material enviado previamente, construindo-o posteriormente.

 

A Profa. Norma no 6 A de História. 1 A de Pedagogia e 2ª Licenciatura, na disciplina Integração e Língua de Sinais…LIBRAS que língua é essa?. Utilizando a metodologia PBL.

O Prof. Me. André Rojas, na disciplina Gestão de Projetos, nos Cursos de RH e Logística desenvolveu a atividade PBL, utilizando a dinâmica: Construção da torre de espaguete, abordando o tema gestão do tempo. A disciplina é oferecida na modalidade híbrida. “A aceitação foi excelente. Eles nunca tiveram feito algo parecido e gostaram do dinamismo da atividade. O feedback foi bem positivo”, afirmou André.

O Prof. Me. Denílson Carvalho, no 5 A de Administração, na disciplina Controladoria, desenvolveu atividade estimulando a formação de lideranças e o aprofundamento de questões relativas à disciplina.

O Prof. Fabrício Leme, utilizou a modalidade “Questions et approche en mimétique” (Exercício de conhecimento prévio e apresentação teatral), no 2º Semestre de ADM, na disciplina Direito Civil. Trata-se de uma dinâmica de Mímicas contextualizadas com o material previamente trabalhado, sobre o tema capacidade civil, emancipação e domicilio. “Os alunos responderam de forma bem positiva, pois os alunos têm que estudar antes todo o material para não prejudicar o grupo”, afirmou.

E, para finalizar, a Profa. Cláudia Moura desenvolveu atividade TBL com os alunos do 1 A de Administração, na Disciplina Contabilidade Geral I, oferecida na modalidade híbrida. Mesma atividade desenvolvida pelo Prof. Morberto Pio, na disciplina Contabilidade Gerencial I.

Leandro Machado