Equipe da Faculdade Don Domênico participa do Lançamento do Mapa do Ensino Superior no Brasil 2017

Evento foi promovido pelo SEMESP (Sindicato das Mantenedores de Ensino Superior) e reuniu representantes de diversas IES

Na tarde de ontem (28/08), o SEMESP apresentou o a 7ª Edição do Mapa do Ensino Superior no Brasil, em sua sede. Representaram a Faculdade Don Domênico no evento, o Diretor Fernando Mendes Passaes, a Coordenadora Institucional, Mônica Machado Alonso, o Coordenador dos Cursos de Administração e Ciências Contábeis, Marcel André Valluis, o Coordenador dos Cursos de Logística e Gestão de RH, Wellington Luiz Santos e o Coordenador de Marketing, Leandro Machado.

Elaborado por equipe do SEMESP o Mapa retrata fielmente o panorama do ensino superior brasileiro. Uma das novidades deste ano é a divulgação dos cursos mais procurados pelos estudantes por faixa etária. “O trabalho apresenta ainda a média do valor das mensalidades, o total de concluintes, nos últimos sete anos, além de dados de empregabilidade e a remuneração média do trabalhador brasileiro com e sem curso superior”, afirmou Rodrigo Capelato, Diretor Executivo do SEMESP e responsável pela Produção do Mapa. O mapa revelou que das instituições de ensino superior do Brasil 89% são faculdades, 7% Centro Universitários e 4% Universidades. 

Para Marcel André Valluis, o lançamento do mapa do ensino superior promovido pelo Semesp, além de fornecer ao corpo dirigente da FECLE dados atualizados sobre a educação superior no Brasil, propiciou aos participantes acesso a diversas informações sobre as mudanças no mercado de ensino superior. “O evento corrobora com as mudanças que a FECLE tem proposto, o que indica que a faculdade está caminhando na direção correta, pensando sempre no melhor para seus alunos. ”

O evento contou ainda com palestra do Diretor de Marketing da UNIPÊ, Glauson Mendes, que compartilhou algumas das ações desenvolvidas pela instituição na promoção de sua marca e manutenção do relacionamento com seus alunos. “A retenção deve ser prioridade para as instituições, uma vez que, a principal forma de marketing é a satisfação de seus alunos que influenciarão na captação do futuro”, afirmou.

Segundo Welington Santos os dados apresentados no evento são de grande relevância para a tomada de decisões e planejamento de ações da instituição. “Além dos temas ligados ao cenário acadêmico, temas ligados ao marketing foram apresentados. Eventos como esse representam importantes momentos de reciclagem, reflexão e fonte do importante enriquecimento do capital intelectual que a FECLE proporciona às suas lideranças. ”

Na mesma linha de raciocínio, Fernando Mendes Passaes, destaca que o Mapa do Ensino Superior 2017 trouxe informações relevantes para as IES. “Os dados, mesmo sendo de 2015 possibilitam identificar tendências sobre cursos e modalidades de ensino, contribuindo para decisões estratégicas da Instituição.” Fernando destaca ainda as estratégias de sucesso para captação e retenção de alunos, com enfoques diferentes, apresentadas no evento. “Ficou claro que, independentemente das estratégias e/ou dos números, o segmento educacional mudou e vai continuar mudando, temos que estar atentos às necessidades de nossos alunos e potenciais alunos. Temos que aprimorar nosso relacionamento e abordagem. Ter sucesso significa ter capacidade de adaptação”, finalizou.

Leandro Machado

Com informações do SEMESP