Aula de Culinária no Colégio Don Domênico estimula o desenvolvimento de crianças

Projeto atende alunos do Pré I até o 5º Ano do Ensino Fundamental

Uma das maneiras mais efetivas de diversificar e estimular o desenvolvimento de crianças no processo pedagógico é por meio de atividades que fogem do padrão tradicional de ensino, pensando nisso o Colégio Don Domênico promove todas as semanas aula de culinária em sua cozinha experimental. O objetivo da atividade é estimular a interação e o trabalho em equipe na execução de receitas diversas. “Fazemos de tudo, bolos, brigadeiro, pizza, sanduíche natural, salgadinho, etc. “, afirma Lêda Maria Fernandes, professora responsável pelo projeto.

Durante a execução das receitas os alunos aprendem matemática, a medida em que os ingredientes são utilizados. “Aproveitamos a oportunidade para exercitar operações matemáticas, além de reforçar alguns conceitos que eles aprendem em sala de aula”, destaca Lêda. Além disso, os alunos descobrem a origem dos alimentos, a maneira de correta de conservá-los, cuidados com higiene, etc.

Durante a aula as crianças revezam na execução de tarefas. A ordem para participar está diretamente ligada ao seu comportamento durante a atividade. “Aqueles que se comportam durante a aula têm mais oportunidade de participar na execução das receitas. Todos participam, mas, os mais comportados têm prioridade”.

Essa é outra vantagem da atividade, as crianças são orientadas e acompanhadas no sentido de que possam interagir de maneira produtiva e cooperativa, atingindo os resultados esperados. Além disso, o planejamento das aulas é feito de acordo com a idade dos alunos, de forma que, não haja risco aos participantes. No caso da turma do Pré II do ensino fundamental, cuja aula foi acompanhada pelo Blog, os alunos auxiliam na mistura dos ingredientes, untam as formas, mas, não tem acesso ao forno, eletricidade ou fogo. “Temos o cuidado de elaborar uma atividade que possibilite a participação de todos, mas, sempre tendo em vista a segurança dos envolvidos”, lembra Lêda.

Depois de preparada a massa, os alunos voltam para a sala de aula, enquanto a Profa. Lêda assa os bolos e os embala para que os alunos possam levar para casa o resultado do seu trabalho. A turma em questão fez a receita do Bolo Baêta.

Leandro Machado