Aula de Biologia gera Ação Social no Colégio Don Domênico

Alunos do 3º ano do Ensino Médio se reuniram para doar sangue

Uma tradicional aula de Biologia, ministrada pelo Profº Leandro Bezerra Fernandes da Silva, redundou em  ideia que ajudará a salvar vidas, uma campanha de doação de sangue. Durante uma explicação a respeito do sangue na Aula de Biologia, Leandro destacou a importância da doação, surgindo a ideia de desenvolver uma campanha junto aos alunos do 3º ano do Ensino Médio.

Prof. Leandro, Isabela e Luis Felipe

Cerca de 30 alunos se dispuseram a fazer a doação que ocorrerá em dois momentos. A primeira doação foi feita ontem (28/08), na parte da manhã, e a segunda será realizada na próxima quarta-feira (06/09). Responsável por organizar a Campanha, o Coordenador Pedagógico do Colégio, Dennis Roberto Campos, comemorou a iniciativa dos alunos e destacou a importância da ação. “Sabemos das dificuldades dos bancos de sangue da região, em especial nesse momento do ano, pois, com o tempo frio as doações são menores. ”

Segundo Daise Dantas, enfermeira do Hemonúcleo de Santos, que faz coleta para vários hospitais da Baixada Santista, este período é bem crítico. “No inverno, nosso estoque sempre é menor. Como está frio, as pessoas comparecem menos, seja por conta do clima ou também por estarem gripadas”, afirmou Daise em matéria publicada no Jornal A Tribuna de 07/06/2017.

Inspetora Alessandra e Ivan Silva

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o percentual ideal de doadores para um país esteja entre 3,5% e 5% de sua população. No Brasil esse número é preocupante, pois não chega a 2%. Esta quantidade, ainda sofre uma queda alarmante durante o inverno e as férias, períodos em quem os hemocentros são praticamente obrigados a operar com menos que o mínimo necessário.

Em razão do sangue doado ser fracionados em componentes sanguíneos (hemácias, plasma, plaquetas e crioprecipitado), especialistas afirmam que uma bolsa de sangue pode salvar a vida de quatro pessoas ou até 10 crianças, uma vez que, pode ser dividida de acordo com a necessidade do paciente.

“Doar sangue é um gesto de amor. Doar sangue é um ato de solidariedade que pode salvar vidas. Nesse sentido, o Colégio Don Domênico tem feito sua parte. Parabéns a todos envolvidos, em especial aos alunos que demonstraram um senso de cidadania que almejamos passar a todos que estudam aqui”, finalizou Dennis.

Saiba mais sobre a doação de sangue e ajude a salvar vidas

Leandro Machado