Professores participam de capacitação sobre o tema “Didática: Reflexões sobre a prática”

Módulo é parte do programa de capacitações do Núcleo de aperfeiçoamento Pedagógico (NUAPE) e conta créditos para a Pós-Graduação em Metodologias Ativas

Aconteceu na manhã deste sábado (26/08), na sede da Faculdade Don Domênico, módulo de capacitação “Didática: Reflexões sobre a prática”. O módulo é parte do programa de capacitações do Núcleo de aperfeiçoamento Pedagógico (NUAPE) e conta créditos para a Pós-Graduação em Metodologias Ativas. Os responsáveis por este módulo foram os Professores Me. Maria Eliane, Me. Marcos Eduardo e Me. Márcia Braia.  

A coordenadora da NUAPE, Prof. Me. Cláudia Gomes abriu o curso destacando que a ideia do módulo didática é promover o debate a respeito de práticas didáticas, a fim de aperfeiçoar o ensino nos diversos cursos oferecidos pela Faculdade Don Domênico. “A ideia aqui não é ensinar ninguém a dar aula, mas, incentivar a reflexão e troca de experiências a respeito das práticas didáticas bem-sucedidas”, afirmou.

O NUAPE é responsável pelo desenvolvimento de programas que promovam a formação e a capacitação do docente da Faculdade de Educação, Ciências e Letras Don Domênico em seus aspectos didático-pedagógicos, atendendo aos princípios da Pedagogia Universitária, objetivando buscar uma docência de melhor qualidade.

No início da atividade os professores presentes participaram de uma atividade prática discutindo questões fundamentais para o desenvolvimento do indivíduo. Para tanto, preencheram um formulário que deverá ser aberto daqui a um ano, a fim de avaliar se as informações colocadas ali, se realizaram de fato.

Prof. Me. Márcia Braia

A Profa. Márcia Braia destacou a importância de desenvolver empatia com os alunos no primeiro contato, mostrando um pouco da sua história de vida. “Tenho o hábito de iniciar minhas aulas falando sobre minha história de vida, para que os alunos percebam que todos temos basicamente a mesma trajetória, ou seja, buscamos nos aperfeiçoar, conquistar metas pessoais e profissionais, etc.”. Márcia Braia destacou, ainda, a importância de valorizar a instituição em que trabalhamos, estabelecendo uma relação de confiança que promova o engajamento do aluno. E, finalizou, “Ensinar é transmitir informação. Devemos criar situações de aprendizagem fazendo com que o aluno possa se apropriar dessa informação e gerar conhecimento”, finalizou.

Profa. Me. Maria Eliane

 Segundo a Profa. Maria Eliane, a Aprendizagem envolve alguns processos e informações, são eles:  Processos sensoriais, Neurológicos, Psicomotores e Psicológicos. Nesse sentido, promoveu uma dinâmica a fim de avaliar o sistema sensorial preferencial de cada participante: Visual, Auditivo e Cinestésico.  “É importante saber que as pessoas possuem sistemas diferenciais preferenciais diferentes, para que possamos planejar as aulas de acordo com a condição que propiciará o melhor aprendizado”, afirmou.

Prof. Me. Marcos Eduardo

Para Marcos Eduardo, o desenvolvimento do aprendizado se dá pela consciência do educador com relação aos processos sensoriais, neurológicos, psicomotores e psicológicos, de forma que o aluno possa de fato se apropriar do conhecimento. “As pessoas têm uma bagagem que temos que levar em consideração no momento de planejar as aulas. Como vou abarcar todas essas situações? Tornar um sujeito crítico. Torná-lo um profissional, agregando valores que construam o caráter. Percebemos a mudança de postura conforme o conhecimento é adquirido, fazendo com que tenhamos que repensar as nossas práticas” afirmou. E, concluiu: “As metodologias ativas e a  nova forma de avaliação possibilitarão que acompanhemos o desenvolvimento dos alunos ao longo do semestre, tornando o processo de aprendizagem mais eficaz”.

Para o Diretor da Faculdade Don Domênico, Fernando Mendes Passaes, esses encontros são essenciais para o constante aperfeiçoamento das práticas de ensino da instituição. “O debate entre os professores, a troca de experiência e a interação entre eles torna o encontro uma oportunidade riquíssima para que possamos alcançar os objetivos da instituição”, afirmou.

No próximo sábado (02/09) os professores participarão de mais um módulo de capacitação a respeito do Ensino à Distância.

Leandro Machado