“Contos de Fadas” é tema de palestra na Faculdade Master

A responsável por ministrar a palestra foi a Profa. Me. Raquel Rocha, docente da Faculdade Don Domênico

Na última quinta-feira 25/08 a Faculdade Master recebeu a Profa. Me. Raquel Rocha, responsável por ministrar a Palestra “Contos de Fadas”. Nela demonstrou como esses contos são os verdadeiros livros de autoajuda (principalmente para as mulheres). A obra escolhida para ilustrar sua teoria foi “A Bela e a Fera” escrita pela autora Gabrielle-Suzanne Barbot.

Profa. Raquel Rocha

Raquel pontuou que, normalmente, as obras retratam as princesas, como mulheres sem proteção, desamparadas e solitárias. “A Bela e a Fera é um exemplo claro disto, pois, Bela foi entregue por seu pai à Fera como forma de pagamento por ter pego uma rosa no jardim do castelo, e sendo sentenciado a morte, entrega a filha mais nova ao monstro. ”

Por outro lado, Raquel traz a reflexão o fato de que no contexto das histórias, as princesas apresentam muita resiliência, adaptando-se a todo e qualquer tipo de situação, mesmo quando são humilhadas por irmãs, ou pelas madrastas como relatado em alguns contos, porém, as princesas sempre têm “FÉ”, e acreditam em dias melhores, o que basicamente é a “ESPERANÇA”.

A professora também citou uma frase muito conhecida do livro “O Pequeno Príncipe” do autor Saint-Exupéry, “…O essencial é invisível aos olhos, e só se pode ver com o coração”, e a partir daí passou a mostrar como isso é visto nos contos. Mais uma vez utilizando “A Bela e a Fera”, Raquel aponta: “a jovem moça descobre em Fera uma pessoa com aparência anormal, um ser com tamanha cordialidade, sensibilidade, e respeito, e a partir deste momento ela descobre em Fera um verdadeiro príncipe, não pelo o que parecia, e sim pelo o que ele era de fato por dentro. ”

Segundo Raquel, a Fera só havia exteriorizado tudo que ele tinha por dentro, a bruxa da história, na verdade, só queria ensinar ao príncipe uma pessoa egoísta, a ser educado com as pessoas independente de quem fosse jogando a maldição sobre ele, onde ele teria que fazer alguém amá-lo na forma de “monstro” que ele já era por dentro. “De repente Bela ensina o rapaz a ser alguém melhor, e com isso ele vai se reconstruindo aos poucos e tornando-se uma pessoa melhor, ou seja, um príncipe de verdade, a história relata que acima de tudo Bela ensinou a Fera ser alguém mais maduro, e alguém de fato elegante independente de quem fosse.

Trazendo para a atualidade, Raquel afirma que hoje as pessoas são o que parecem ser, e não o que de fato há no interior delas. “A beleza está acima do valor moral, inteligência e também da personalidade. A sociedade continua hipócrita e racista. Ser aceito por quem somos. Esse é o sonho”.

Ao fim da palestra a Profº Raquel Rocha agradeceu a turma e elogiou a participação de todos, concluindo sua apresentação com a seguinte frase. ““As aparências não funcionam quando as pessoas são cheias de si e vazias de ser.”  

Felipe Chagas

Leandro Machado