Diretor da Faculdade Don Domênico participa de Encontro de Gestores do Consórcio STHEM Brasil

Encontro serviu para apresentação de diagnóstico inicial a respeito da situação da IES em relação à inovação acadêmica

Gestores das 47 Instituições de Ensino Superior pertencentes ao Consórcio STHEM se reuniram na manhã de ontem (21/08), na sede da ESPM, em São Paulo para discutir as “Diretrizes Estratégicas STHEM”. Os gestores das IES consorciadas preencheram formulário apresentando uma série de informações que consolidadas geraram documento discutido no encontro.

A Faculdade Don Domênico esteve representada no evento por seu Diretor, Fernando Mendes Passaes. A instituição faz parte do consórcio desde o início deste ano, passando por uma série de transformações como resultado desta participação. “A inserção da Faculdade Don Domênico no Consórcio STHEM criou uma nova perspectiva na instituição, que passou a investir no desenvolvimento de práticas inovadoras, com o objetivo de melhorar a sua forma de ensinar”, afirmou.

Com base nisso, a Faculdade Don Domênico criou o NUPPI – Núcleo de Práticas Pedagógicas Inovadoras (NUPPI) responsável pelo estudo, desenvolvimento e implementação de metodologias de aprendizagem inovadoras, com uso de tecnologias ou não, visando à construção de uma sala de aula interativa e dinâmica, na qual o aluno seja protagonista de seu próprio aprendizado.

Segundo Fernando Passaes, mesmo antes da confirmação da faculdade como membro do Consórcio STHEM, a instituição investiu na capacitação de seus professores, “contaminada” pelo entusiasmo e dedicação do presidente do consórcio, Prof. Fábio Reis. “Quando conhecemos o trabalho desenvolvido por Fábio Reis e sua equipe, tivemos a certeza de que este era o caminho a ser trilhado. Desde então, temos feito todos os esforços necessários na busca por modernizar nossa estrutura de ensino e, principalmente, capacitar nossos docentes na adoção de metodologias ativas, promovendo a inovação na forma de prestar o serviço de educação”, destacou. A Faculdade deu início no mês de agosto da Curso de Especialização em Metodologias Ativas. Cerca de 40 docentes da instituição participam da capacitação.

O encontro de gestores serviu, ainda, para demonstrar a necessidade de que as IES promovam a profissionalização dentro das suas estruturas. “Não há mais espaço para amadores na gestão das IES. O mercado está cada vez mais concorrido e a sobrevivência depende da capacidade dos gestores e das equipes que fazem parte das instituições”, lembra Fernando Passaes.

Nesse sentido, Faculdade Don Domênico apresentou neste semestre o seu novo DNA, QualiDade, INovação e EngAjamento. “Os alunos mudaram, o mercado mudou, os profissionais de educação e as instituições precisam mudar. Somente assim, poderemos vislumbrar um futuro próspero. Não podemos continuar fazendo a mesma coisa, esperando resultados diferentes. Como dizia Albert Einstein: ‘Insanidade é fazer sempre a mesma coisa várias e várias vezes esperando obter um resultado diferente’, finalizou Fernando.

De acordo com o novo termo de cooperação assinado pelas IES no início de 2017, as informações passam a ser monitoradas semestralmente, a fim de que a gestão do consórcio possa saber onde estamos, onde queremos chegar e qual marca queremos deixar.

Apresentação DNA Faculdade Don Domênico

Leandro Machado

Com informações do Consórcio STHEM