Colégio Don Domênico promove Projeto Brincando e Aprendendo com o Sistema Monetário

Objetivo é fazer com que os alunos se familiarizem com o sistema monetário vigente

O Brasil possui um dos maiores índices de endividamento por pessoas física e jurídica do mundo. Uma das razões para esse cenário preocupante é a falta de educação financeira do brasileiro.

Pensando nisso, as Professoras do 2º BT Ensino Fundamental do Colégio Don Domênico, Vânia Pereira da Silva Macedo e Camila Gomes, desenvolveram o projeto: Brincando e Aprendendo com o Sistema Monetário.

“O objetivo é fazer com que os alunos, desde cedo, desenvolvam a consciência financeira, conheçam o sistema monetário e possam se tornar pessoas mais capazes no gerenciamento de suas finanças no futuro”, afirma Vânia.

No decorrer da atividade os alunos representam e escrevem quantias em reais; Comparam preços; Desenvolvem cálculo mental; Reconhecem e utilizam o sistema monetário vigente do país; Desenvolvem a linguagem oral; Utilizam o dinheiro para comparar e fazer trocas, além de promover interação, colaboração e troca de experiências em grupos.

Levantamento da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que tem por objetivo medir as competências da população adulta quando o tema é Educação Financeira, realizada com 30 países, o Brasil ficou na 27ª posição, a frente apenas da Croácia, Bielorrússia e Polônia. Isso mostra as dificuldades dos brasileiros em termos financeiros, o que compromete a capacidade de planejamento futuro.

Nesse sentido, cumprindo sua missão de formar cidadãos capazes e preparados para transformar o País no futuro, o projeto Brincando e Aprendendo com o Sistema Monetário é mais uma das ações do Colégio Don Domênico voltado à preparação dos seus alunos. “Temos o compromisso de preparar cidadãos que possam fazer a diferença no futuro. Pensando nisso, temos trabalhado no desenvolvimento de projetos que possam agregar cada vez mais conhecimento ao nosso programa de ensino”, afirmou Marcelo Passaes.

Leandro Machado

Com informações do Globo