Faculdade Master recebe dentista Dra. Maria Teresa Porto Mendes

Médica deu dicas sobre como cuidar da saúde oral

Na última quinta-feira (17/08/17), numa tarde chuvosa a Faculdade Master recebeu com muito carinho a dentista odontopediatra Dra. Maria Teresa Porto Mendes.

A Dra. Teresa veio, principalmente, com o intuito de abordar a saúde bucal dos alunos, mas foi além, e trouxe também renovação da autoestima para eles. Ela começou a palestra “voltando no tempo” e relembrando ótimos momentos onde as mulheres tinham suas comadres, e se visitavam sempre, onde as famílias sempre estavam em casa, onde as pessoas conversavam bastante e tinham relações afetuosas bem de perto sempre.

“Na atual geração, a “geração da informação”, tudo é muito mais rápido, as pessoas muitas vezes não têm tempo para conversar pessoalmente. Em alguns casos, as pessoas moram juntas e se veem muito pouco”, afirmou.

Na sequência, a dentista lembrou que tempos atrás, os dentistas quando encontravam algum dente com cárie, ou com algum problema eles acabavam extraindo, muitas vezes sem necessidade, pois muitos pacientes ainda poderiam fazer algum tratamento para cuidar melhor da saúde bucal.

Logo após ela falou sobre “problemas localizados” e deu um exemplo que ocorre muito na terceira idade, a “gengivite” pois quem tem diabetes tem uma tendência muito maior a ter a gengivite, mas para isso existe um tratamento no qual é possível a pessoa reestabelecer uma grande melhoria na sua boca.

“Muitos problemas sistêmicos estão diretamente relacionados à saúde oral. Problemas cardíacos, por exemplo, podem ter relação com a saúde oral de uma pessoa. Por conta disso, devemos sempre cuidar da nossa saúde por completo e isso inclui a nossa boca”, afirmou.

A perda de dentes também mereceu um destaque, uma vez que, grande parte da população sofre com esse problema. “Procedimentos estéticos, aspectos psicológicos e, principalmente, desequilíbrio muscular na boca podem gerar a perda de dentes, entre outras enfermidades como dores de cabeça, problemas digestivos, entre outros”, destacou.

Falando um pouco sobre estética, a Dra. Teresa citou que hoje existem “lentes de contato” para os dentes, que melhoram não só o fator estético do paciente, mas, também, o aspecto psicológico, pois aumenta a autoestima do paciente.

Na parte final da palestra, Dra. Teresa deu algumas dicas para a vida muito interessantes, e começou citando “Os 6 Doutores naturais” que são: o sol, a água, o descanso, o ar puro, a atividade-física, e a dieta saudável. Por fim, trouxe uma reflexão interessante sobre a longevidade: ame o dobro, coma a metade, e sorria o triplo. Encerrou sua apresentação com a música “Amigo”, do cantor Roberto Carlos.

“Fico muito contente em poder participar do projeto, e poder compartilhar um pouco da minha experiência sobre a importância da saúde das pessoas na melhor idade. O projeto é maravilhoso, aqui é um lugar onde os alunos são amigos e se alegram uns com os  outros, fiquei surpresa quando ouvi de uma das alunas: ‘nós não estamos mais sozinhas, pois aqui temos uma família.’ Isso é lindo”, finalizou Dra. Teresa.

Felipe Chagas

Leandro Machado