Colação de grau marca nova etapa na vida dos alunos da Faculdade Don Domênico

Evento aconteceu no último sábado no Centro Esportivo

Vice-Administrador Escolar da Faculdade Don Domênico, Fernando Mendes Passaes, abre a cerimônia

O fechamento de um ciclo. Um dos mais importantes na vida de uma pessoa. Assim pode ser definida a colação de grau de uma faculdade. Cerca de 250 alunos dos cursos de Administração, Gestão de Recursos Humanos, Historia, Letras, Logística, Pedagogia e Segurança do Trabalho da Faculdade Don Domênico encerraram sábado seu ciclo.

Para o coordenador dos Cursos de Logística, Gestão de RH e Segurança do Trabalho, Wellington Santos, a colação de grau é um momento para ser comemorado pelos alunos, seus familiares e amigos. “Esta é uma ocasião especial, que deve ser muito festejada por tidos aqueles que vivenciaram essa experiência com vocês. Parabéns e muito sucesso!”.

O paraninfo do Curso de Logística, Prof. Norberto de França Paul relembrou um pouco da trajetória dos alunos ao longo do curso e encerrou seu discurso com uma prece irlandesa que ofereceu aos alunos. “Que o caminho seja brando a teus pés, o vento sopre leve em teus ombros. Que o sol brilhe cálido sobre tua face, as chuvas caiam serenas em teus campos. E até que eu de novo te veja, Deus te guarde na palma de sua mão”, finalizou. O patrono do curso de logística foi o Prof. Anselmo Laurini Sant Anna.

Cláudia Gomes, Marcel Valluis e Angela Vaz

“É um momento especial não só para os alunos, mas, também para a direção, coordenação e para os professores que reconhecem em cada rosto, a evolução, o crescimento o progresso profissional e acadêmico de cada um. Quando eles entram na faculdade, são acanhados, tímidos. Depois de oito semestres de curso, eles saem mais preparados, mais fortes, dinâmicos, com mais conhecimento para enfrentar o mercado de trabalho que é tão competitivo. É um momento único, uma vez que, poucas pessoas fazem uma segunda graduação”, afirmou Marcel André Valluis, Coordenador do Curso de Administração.

Professores prestigiam os alunos

O Paraninfo da turma de Administração, Prof. Fabrício Leme, destacou em seu discurso a frase de Cora Coralina “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”. E, finalizou “Como professor de direito por 3 semestres gostaria de deixar apenas 5 reflexões: 1. Cuidado, a vida não dá aviso prévio. Viva intensamente.2. A vida é uma eterna licitação. Tome decisões com cautela. 3. Faça horas extras com seus familiares. Isso não tem preço.4. Faça da Honestidade uma clausula pétrea.5. Amar sempre é uma justa causa. Ame intensamente. ” O patrono do curso de Administração foi o Prof. Leandro Machado.

Familiares acompanham cerimônia

Já o Paraninfo da Turma de Gestão de RH, Carlos Roberto destacou a importância daquele momento. “O mundo nos diz muitas coisas, nos diz que não vamos conseguir, aponta nossas fraquezas e deslizes, nos desafia em todos os momentos! Mas eu nunca desisti ou deixei de acreditar em vocês! E é muito bom estar aqui e ver que todo esforço deu certo!”, afirmou. A Patronesse da Turma de Gestão de RH foi a Profa  Cláudia Moura.

A coordenadora do Curso de História, Prof. Me. Angela Vaz, por sua vez, destacou o que virá depois da formatura. “Uma nova etapa de vida que traz também um novo horizonte”, afirmou

Diretor, Coordenadores e Professores prestigiam alunos

Para Cláudia Gomes, coordenadora dos Cursos de Letras e Pedagogia, o esforço de todos deve ser exaltado. “A colação de grau não é somente uma tradicional cerimônia acadêmica dos nossos estudantes, ela representa a realização efetiva de todo o esforço e dedicação do formando na escolha do curso e na busca, mesmo com todos os desafios enfrentados, de uma realização pessoal e profissional”, afirmou

A Paraninfa da turma de Pedagogia, Profa Raquel Lourido apresentou um texto de Shakespeare. “Há quem diga que todas as noites são de sonhos. Mas há também quem garanta que nem todas, só as de verão. Mas no fundo isso não tem importância. o que interessa mesmo não são as noites em si, são os sonhos. Sonhos que o homem sonha sempre. Em todos os lugares, em todas as épocas do ano, dormindo ou acordado.” (Shakespeare). E, finalizou: “Meu conselho? Sonhem, sonhem muito e ajudem seus alunos na realização de seus sonhos. Com carinho. Raquel Lourido”. O patrono do curso de Administração foi  a Profa. Márcia Braia.

“Foram três anos e meio de muita luta. Vocês conseguiram, vocês são vencedores. Sejam felizes na profissão que escolheram. Nunca percam a humildade. Que Deus os abençoe”, afirmou Ana Cibartira, Paraninfa do Curso de Letras. O patrono da turma de letras foi o Prof. Sérgio Manoel

Ousem, arrisquem, tenham confiança em vocês. Desejo muito sucesso a todos”, com essas palavras o Diretor da Faculdade Don Domênico, Fernando Mendes Passaes encerrou a solenidade.

Leandro Machado