Método Peer Instruction encerra a 1ª Fase da Capacitação em Metodologias Ativas na Faculdade Don Domênico

Cerca de 80 professores da instituição participaram dos quatro dias de capacitação

Professores no início da dinâmica

Na última sexta-feira (11/08) se encerrou a 1ª Fase da Capacitação em Metodologias Ativas promovida pela Faculdade Dom Domênico, visando o aperfeiçoamento de seu método de ensino. O assunto abordado foi o Peer Instruction método de ensino interativo, baseado em evidência, popularizado no início da década de 1990 por Eric Mazur, Professor de Harvard.

Prof. José Tartanhar apresenta a metodologia

O profissional responsável pela atividade foi o Prof. José Tartanhar. “O Peer Instruction é uma metodologia poderosa na avaliação e acompanhamento do aprendizado dos alunos, além de ser uma forma interativa e divertida de aprender”, afirmou.

Para a dinâmica da última sexta-feira não foi utilizado nenhum tipo de tecnologia, como forma de demonstrar que apesar de ser uma grande facilitadora, a sua falta não impossibilita a aplicação. “Muitos professores desenvolvem barreiras psicológicas na utilização das metodologias, por conta de sua dificuldade pessoal com o uso da tecnologia. Nesse sentido, escolhemos desenvolver uma dinâmica sem o uso da tecnologia, a fim de demonstrar que a utilização dessa metodologia é viável mesmo sem sua utilização”, afirmou José Tartanhar.

Competição entre professores

No decorrer da dinâmica professores, coordenadores e diretores da instituição, divididos em grupos de 5 integrantes, competiram arduamente entre si, o que segundo José Tartanhar é uma das vantagens da metodologia. “O espírito de competição faz com que os alunos se dediquem à atividade, pois, apenas aqueles que acertarem o maior número de questões serão consagrados vencedores na dinâmica”, afirmou. No fim da atividade o grupo vencedor recebeu um prêmio.

Prof. André Rojas entrega prêmio ao grupo vencedor

A capacitação da última semana, faz parte do Curso de Especialização em Metodologias Ativas que acontecerá até agosto do ano que vem. O curso conta com cerca de 40 professores inscritos, em uma clara demonstração da motivação da equipe com a melhoria do sistema de ensino da Faculdade.

 

Equipe responsável pela Capacitação – Prof. Me. André Rojas, Prof Esp. José Tartanhar, Prof. Me. Leandro Machado e Prof. Me. Olair Garcia Júnior

A fim de possibilitar o apoio necessário à aplicação das metodologias no semestre que se inicia hoje, uma equipe formada pelos professores, André Rojas, José Tartanhar, Leandro Machado e Olair Garcia Junior, sob coordenação do NUPPI – Núcleo de Práticas Pedagógicas Inovadoras, estará à disposição para auxiliar os professores no desenvolvimento de dinâmicas com a utilização de metodologias ativas.

A próxima aula do Curso de Especialização em Metodologias Ativas acontecerá no dia 19/08 e terá como tema “Fundamentos das Metodologias Ativas”.

Leandro Machado