Sala de Aula Invertida foi o tema no 3º dia de Capacitação em Metodologias Ativas

Professores, Coordenadores e Diretores participaram de dinâmica

Prof. Me. Olair Garcia Jr

Dando sequência à semana de capacitação em Metodologias Ativas, o Prof. Me. Olair Garcia Junior ministrou aula, na noite de ontem (10/08), a respeito da modalidade de ensino híbrido, Sala de Aula Invertida. A atividade, mais uma vez, contou com participação maciça dos professores da Faculdade Don Domênico, além de coordenadores e membro da diretoria.

Na abertura a aula, Olair Garcia Júnior, desenvolveu uma atividade com o grupo que utiliza em suas aulas com o objetivo de “quebrar o gelo”. “Já há algum tempo desenvolvo dinâmica na primeira aula de cada semestre com o intuito de estabelecer uma relação de confiança e proximidade com os alunos”. Olair afirma que aprendeu a dinâmica com um professor ainda na escola, demonstrando como uma metodologia inovadora pode marcar um aluno para sempre.

Na sequência, reforçou a importância do método para a realização da Sala de Aula Invertida. “A aplicação de metodologias ativas deve respeitar o método consolidada na comunidade científica, senão corremos o risco de macular a metodologia e não atingirmos nossos objetivos de melhorar a absorção do conteúdo por nossos alunos”.

Na dinâmica os professores foram separados aleatoriamente em grupos de cinco pessoas. Os membros de cada grupo receberam dois dias antes um texto e um vídeo a respeito de tecnologia. Cada grupo teve vinte minutos para discutir o seu texto e vídeo, para mais tarde apresentar o objeto dessa discussão para os demais grupos.

Responsável pela seleção e edição dos vídeos, o Prof. Me. André Rojas justificou a escolha do tema tecnologia. “Quando planejamos a aula levamos em consideração que cada professor ali presente possui expertise em diversos assuntos, nesse sentido, para tirá-los da zona de conforto e apresentar algo que não fosse trivial a eles, utilizamos o tema tecnologia”. Os vídeos utilizados são parte do documentário “O futuro em 2111.

“Quando selecionamos os vídeos que deram origem aos textos, imaginávamos um resultado. Quando as apresentações aconteceram, pudemos perceber como a discussão entre os grupos e a pluralidade da sua formação redundaram em visões diferentes a respeito de um mesmo tema”, afirmou Olair.

Já o Diretor Administrativo da Faculdade e Coordenador dos Cursos de Logística e Gestão de RH, Wellington Santos, destaca a importância do engajamento dos professores nas atividades. “Me sinto altamente satisfeito em verificar a quantidade de docentes participando da pós-graduação, em busca de atualização e visivelmente motivados. ”

Wellington destacou ainda, a qualidade do curso oferecido. “As aulas estão sendo desenvolvidas com alto nível de qualidade e conteúdo, são dinâmicas e alinhadas com os propósitos de formação; os objetivos do curso e dos módulos estão sendo colocados com muita clareza pelos docentes da Pós, e estão alinhados com os objetivos da instituição, dirigidos a implantação de uma cultura de inovação, preparada para os desafios do mundo contemporâneo, em constante mudança. ”. E, finaliza: “Enfim, parabenizo a equipe do curso de Pós-graduação, que exprime todos elementos do novo DNA da FECLE, “Qualidade, Inovação e Engajamento”.

“Aulas dinâmicas e interativas e o mais importante: alinhadas com os preceitos de aulas com metodologias inovadoras, nas quais o aluno é o protagonista”, Cláudia Gomes, coordenadora dos cursos de Pedagogia e Letras

Na noite de hoje (11/08), o Prof. José Tartanhar será o responsável pelo desenvolvimento da Capacitação Peer Instruction.

Leandro Machado