Projeto Fanfarra Don Domênico promove valores através da música

Atividade é desenvolvida no Colégio Don Domênico e reúne crianças de diversas idades

 

Apresentação Feira Cultural – Centro Esportivo

Iniciado em 2015, o Projeto Fanfarra Don Domênico é mais uma ação cultural desenvolvida no Colégio com o objetivo de passar valores e ampliar oportunidades. Participam do projeto alunos de diversas idades. “Hoje temos alunos do 3º ano do ensino fundamental, até alunos do 3º ano do ensino médio”, destaca o Instrutor da Fanfarra, Matheus Roberto Santos da Silva.

Desfile da Independência – 1ª Turma

O projeto estimula a apreciação musical e promove a convivência em harmonia e o respeito entre os alunos. “Questões como a disciplina, o comprometimento e coordenação motora são muito trabalhadas nos ensaios”, afirma Matheus. A Coordenadora do Projeto, Profa. Ana Cristina, reafirma a importância do comprometimento dos alunos. “Apenas os alunos que comparecem a todos os ensaios podem participam dos eventos da Fanfarra”.

Apresentação Mc Dia Feliz

Ana Cristina destaca ainda que a Fanfarra Don Domênico participa de uma série de eventos. “ Há três anos nos apresentamos no Desfile da Independência,  Desfile da Primavera, Feira Cultural no Centro Esportivo, além de apresentação a convite do Mcdonalds, em comemoração ao Mc Dia Feliz, dedicado à crianças com câncer”.

Na formulação do repertório os alunos participam ativamente da escolha das músicas, o que segundo Matheus Roberto, torna a atividade ainda mais agradável para os alunos. “O fato dos alunos participarem da escolha das músicas, faz com que os mesmos se sintam ainda mais envolvidos no desenvolvimento das atividades”.

Instrutor da Fanfarra, Matheus Roberto Santos da Silva.

Matheus Roberto começou a tocar instrumentos bem cedo, desde então dedicou sua vida a isso. “Comecei a tocar aos 13 anos de idade, em 2001, depois passei a trabalhar profissionalmente com isso. Em 2010 comecei a desenvolver trabalhos com crianças e fui convidado a participar do Projeto Fanfarra Don Domênico em 2015”, afirmou.

O projeto foi uma iniciativa do Diretor do Colégio Don Domênico, Marcelo Passaes, por entender que as comemorações cívicas são de suma importância para a escola. “Através do Projeto da Fanfarra os alunos participam de uma série de desfiles que demonstram a importância do dever cívico na formação dos cidadãos. Por conta disso, o projeto é desenvolvido com muita seriedade e comprometimento dentro da instituição, pois, nos permite ensinar valores fundamentais na formação dos alunos”, afirma

Na tarde de ontem (08/08), tiveram início os ensaios para o Desfile de 7 de setembro deste ano.

Leandro Machado