Curso de Especialização em Metodologias Ativas teve início ontem (08/08)

Cerca de 30 professores da Faculdade Don Domênico participaram da aula inaugural

Teve início na noite de ontem (08/08) o Curso de Especialização em Metodologias Ativas da Faculdade Don Domênico voltado à capacitação de professores da instituição. O objetivo do curso é promover entre os professores da instituição as novas metodologias de ensino, visando o melhor aproveitamento do aluno nos conteúdos aplicados em sala de aula.

O tema da aula inaugural foi o “Ensino Híbrido”, modalidade que será aplicada neste semestre em algumas disciplinas. O responsável por ministrar a aula foi o Prof. Me. Leandro Machado. “Existem muitos equívocos com relação à aplicação do ensino híbrido nas instituições de ensino, razão pela qual, escolhemos o tema para abrir a capacitação”, afirmou.

A ideia para a realização do curso se deu em razão da participação de três professores da Faculdade Don Domênico na 4º Formação do Consórcio STHEM Brasil, realizada em maio deste ano. Desde o início de 2017, a Faculdade Don Domênico faz parte do Consórcio STHEM, que reúne 47 instituições de ensino superior imbuídas em promover inovação acadêmica em seus cursos.

Mônica Machado Alonso, Coordenadora do Núcleo de Práticas Pedagógicas Inovadoras (NUPPI)

No decorrer desta semana os professores participarão de uma série de atividades práticas relacionadas ao ensino híbrido, visando a sua aplicação nos diversos cursos oferecidos pela faculdade. “A inovação faz parte do novo DNA da instituição, nesse sentido, é nossa obrigação fornecer os instrumentos necessários para o aperfeiçoamento dos professores, a fim de que as metodologias possam ser aplicadas da melhor maneira, gerando os efeitos positivos que esperamos”, afirmou Mônica Machado Alonso, Coordenadora do Núcleo de Práticas Pedagógicas Inovadoras (NUPPI).

O curso de especialização terá a duração de doze meses e cobrirá as principais metodologias ativas utilizadas nas universidades mais inovadoras do País.

Leandro Machado