Projeto de Assistência Social e à Saúde – Creche Anna Juliana Tybor Passaes se destaca no atendimento a crianças de 1 a 4 anos

Projeto é mantido pela Associação Amparo aos Praianos do Guarujá, mantenedora do Colégio e da Faculdade Don Domênico  

O Projeto de Assistência Social e à Saúde, Creche Anna Juliana Tybor Passaes, entidade gerida pela Associação Amparo aos Praianos do Guarujá, mantenedora do Colégio e da Faculdade Don Domênico atende 130 crianças, preponderantemente dos Bairros do Santos Antônio e Cachoeira. Das 130 crianças, 100 são atendidas em período integral e 30 parcial. Antes chamada de Creche “Ninho Maternal”, a entidade foi criada pelo Cônego Domênico Rangoni, pioneira na assistência aos menores.

A Creche recebeu o novo nome em homenagem à Professora Anna Juliana Tybor Passaes. Dona Juliana, como era conhecida por todos, dona de uma linda história de vida, umbilicalmente ligada às Obras Sociais Don Domênico, e ao próprio padre Domênico, com quem por décadas trabalhou sempre em benefício dos mais carentes.

Coordenadora Administrativa da Creche: Adélia Luiza Lombardi Ribeiro

A Coordenadora Administrativa da Creche, Sra. Adélia Luiza Lombardi Ribeiro, afirma que o trabalho desenvolvido na Creche só é possível em razão da equipe de profissionais que atuam na entidade. “Fazemos o possível para conquistar as coisas que entendemos importantes para o desenvolvimento das crianças que atendemos. Nesse sentido, é importante destacar o comprometimento e a dedicação da nossa equipe, pessoas altamente preparadas e vocacionadas para o cuidado de crianças. ”, afirmou.  

Adélia reforça que o trabalho desenvolvido em uma creche necessita de pessoas que tenham vocação para isso, pois, do contrário não é possível atingir os resultados positivos almejados. “Já entrevistei muitas pessoas que afirmaram adorar trabalhar com crianças, no entanto, não tinham vocação e, sem isso, não servem para o trabalho que desenvolvemos aqui”.

As crianças participam de uma série de atividades voltadas ao seu desenvolvimento, como cinema, dança, leitura, entre outros. Dentre as atividades desenvolvidas, destacam-se os “cantinhos”. “Temos o cantinho de brincar, o cantinho da história, etc. Esses espaços são dedicados ao desenvolvimento de atividades específicas, coordenados pelas monitoras e coordenadora pedagógica”, afirmou.

Cantinho da Leitura

“O investimento na área social é fundamental para a construção da sociedade que queremos no futuro. A Associação Amparo aos Praianos do Guarujá, mantenedora da Faculdade e do Colégio Don Domênico é parte da história do município do Guarujá, razão pela qual, temos a preocupação de contribuir para o seu desenvolvimento social”, afirma Fernando Mendes Passaes, 1º. Secretário da Associação e Administrador da Faculdade Don Domênico.

Além do Projeto de Assistência Social e à Saúde, Creche Anna Juliana Tybor Passaes, a Associação Amparo aos Praianos do Guarujá mantém o Posto Médico Social, na Praia do Pernambuco.

Leandro Machado