5 dicas para se destacar no mercado de trabalho

5 dicas para se destacar no mercado de trabalho

O mercado de trabalho vive um cenário de competição forte nos últimos anos, principalmente devido à crise econômica que o País sofre e que atingiu em cheio as vagas de emprego com carteira assinada no Brasil. No entanto, um profissional altamente qualificado nunca fica com a carreira estagnada. Para ganhar destaque em meio a tantos candidatos, porém, é preciso investir em educação e qualificação. Separamos uma lista com cinco dicas que vão te ajudar a se destacar no mercado de trabalho. Confira!

Estude muito!

Foi-se o tempo em que só um curso de graduação era necessário para garantir uma vaga no mercado de trabalho. Hoje em dia, profissionais que continuam seus estudos e fazem pós-graduação, mestrado, doutorado, especializações e cursos de extensão estão um passo a frente. É preciso se qualificar cada dia mais para ter destaque na carreira e estudar é uma das melhores formas de investir no seu currículo.

Vá além dos cursos

Fazer uma graduação, uma pós-graduação e demais cursos é essencial para o seu desenvolvimento profissional e pessoal, no entanto, é preciso também conhecer o mercado em que você atua ou quer atuar. Participe de feiras, eventos, palestras para, além de expandir o seu conhecimento, criar uma rede de networking forte para o seu futuro no mercado de trabalho. Bons contatos são valiosos.

Seja antenado e não fique parado

Mesmo se você ainda não tiver uma grande experiência no mercado de trabalho, estar antenado e atualizado com o que acontece no mundo é uma fora de ganhar destaque em uma entrevista de emprego, por exemplo. Por isso, não deixe de acompanhar o que acontece no setor em que você quer atuar, de acompanhar como as notícias do País ou da sua cidade afetam esse mercado. Investir em você é uma forma de investir na sua carreira.

Tenha paixão pelo que faz

Um processo de coaching é muito importante para descobrir em que pé está a sua carreira. Demonstrar paixão pelo que se faz é o primeiro passo para ser bem sucedido profissionalmente. Em uma entrevista de emprego, falar com paixão sobre a sua carreira e a profissão que escolheu é importante para ganhar atenção do recrutador. Isso mostra que você quer desenvolver um bom trabalho, não somente está atrás do salário. O processo de coaching pode te ajudar a definir essa e outras ações fundamentais para a sua carreira.

Braços abertos para novas oportunidades

Saber agarrar novas oportunidades é uma importante característica, não só profissional, mas, também pessoal. Mudar de ares nos faz bem e, se for necessário, mudar os rumos da sua carreira pode ser uma boa escolha. Tenha calma e faça suas escolhas baseadas no seu desenvolvimento.

 

Faculdade Don Domênico