O que são cursos de pós-graduação ?

o que e curso de pós graduação

Existem dois tipos de curso de pós-graduação no sistema de ensino brasileiro: stricto sensu e lato sensu.

Os cursos de pós-graduação lato sensu caracterizados pela especialização são voltados às expectativas de aprimoramento acadêmico e profissional, com duração máxima de dois anos e com caráter de educação continuada. Nesta categoria estão os cursos de especialização, os cursos de aperfeiçoamento e os cursos designados como MBA (Master Business Administration) ou equivalentes que estejam incluídos na categoria de curso de pós-graduação lato sensu. São oferecidos aos portadores de diploma de curso superior, têm usualmente um objetivo técnico-profissional específico, não abrangendo o campo total do saber em que se insere a especialidade.

Porque fazer cursos de pós-graduação Lato-Sensu ?

Num mercado de trabalho cada vez mais exigente, os cursos de especialização oferecem rapidamente um diferencial importante na disputa pelos cargos mais bem remunerados, além de possibilitarem uma notável expansão da rede de relacionamentos dos profissionais que deles participam.

Geram também pontuação específica em ampla variedade de concursos com provas de títulos, além de condicionarem um incremento imediato de salário dentro de planos de carreira ligados a várias funções públicas e empresas particulares.

Podem ter ainda uma importância estratégica por favorecerem um amadurecimento intelectual mais gradual para os interessados em se candidatar posteriormente aos cursos de pós-graduação stricto sensu.

O que fazer para incrementar seu currículo ?

A dúvida que passa pela cabeça de muitos profissionais, em início de carreira ou não, muitas vezes envolve a escolha entre um mestrado — de longa duração e caro — uma especialização que exige a elaboração de uma monografia, e um curso de extensão ou aperfeiçoamento — mais rápido e barato.

Na verdade as três modalidades de curso são interessantes, porém cada profissional deve escolher aquela que mais se adapta às suas necessidades. Atualmente a gestão das empresas é baseada em competência e não no MBA que um candidato possa ter feito. Então cursos de extensão podem ser úteis já que além de serem mais baratos e curtos, nele o aluno aprende um assunto específico, que é, às vezes, o que a empresa na qual ele busca uma vaga está procurando. Na área de educação os cursos de extensão atualizam a prática e fornecem pontos na hora da escolha de vagas.

Os cursos de aperfeiçoamento são mais indicados para aqueles que já atuam na área e precisam de aprofundamento. Em concursos públicos também contam pontos no momento de classificação. Já as especializações são mais indicados para aqueles que além de vagas no mercado de trabalho, pensam em seguir seus estudos visando uma carreira acadêmica ou futuros mestrado e doutorado.

 

Conheça os cursos de pós-graduação da Faculdade Don Domênico e invista na sua carreira !

Faculdade Don Domênico