Profissão Coaching

Coaching

Cada vez mais, cresce a procura por profissionais que auxiliem no direcionamento de carreira, assim como no desenvolvimento e aperfeiçoamento de características profissionais e pessoais que possibilitem abrir caminhos para a ascensão e o sucesso na vida profissional e pessoal. Falando assim parece muito abrangente e, de fato, pode ser. Vai depender da especialidade do profissional contratado e do objetivo do contratante. Estamos falando da profissão Coaching.

 

O QUE É COACHING

 

Em tradução do inglês, COACH significa treinador; instrutor. A segunda profissão que mais cresce e se destaca no âmbito empresarial atualmente, leva solução para seus clientes, que buscam pelo coaching para desenvolver seus profissionais e melhorar seus resultados. Não apenas empresas, mas pessoas também recorrem às práticas do coaching para aprimorar suas habilidades, seu aprendizado e seu desempenho. O objetivo é evoluir; o meio é desenvolver o autoconhecimento e do mundo que o cerca.

Lá pela década de 1960 o coaching esportivo já fazia seu sucesso, assim como ainda é nosso conhecido como os coachings de atletas, de músicos e diversos outros. Com o passar dos anos, foi se percebendo caminhos oportunos para aplicá-lo nas empresas, motivando as pessoas e incentivado o resultado em equipe.

Para ser efetivo, o coaching precisa se adaptar às necessidades do ambiente, enquanto se familiariza com tudo e todos e detecta o que pode ser aprimorado. Assim, o trabalho do “Coach” é motivar seu “Coachee” a se questionar, descobrir em si mesmo seus pontos fortes e fracos e trabalhar isso a seu favor para que o seu melhor desempenho se manifeste.

Neste processo o feedback é peça-chave, e precisa se adaptar também a grandes equipes que necessitam de equilíbrio entre si – a sinergia – para trazer resultados para todos, e esta mudança começa dentro de cada um, só precisa ser incentivada do jeito certo: com desafio, estímulo e orientação.

 

REQUISITOS PARA SE TORNAR UM COACH

 

Para ser capaz de detectar problemas, orientar, conduzir e ser um incentivador de mudanças em aspectos fundamentais da vida das pessoas, o COACH precisa ter uma série de características profissionais e pessoais que o permitam ser um instrumento para fazer a diferença na vida de cada indivíduo, por meio de conversas, questionamentos focados nos feedbacks do Coachee, facilitando o caminho para ele identifique maneiras mais simples e esclarecedoras de enxergar a vida e o que ela tem a ensinar.

Neste processo, quem deseja ser um Coach terá também, inevitavelmente, que passar pela fase de Coacheer para receber todas as orientações necessárias para exercer uma profissão que se torna um estilo de vida. O desenvolvimento da liderança é muito forte, bem como do autoconhecimento e o despertar do seu potencial máximo para que, quando estiver pronto, possa começar a exercer grandes mudanças em todos os aspectos da vida de muitas pessoas – para melhor.

Quando conseguirmos desenvolver o nosso melhor e transmitir isso para as pessoas, visando o bem-estar, a tranquilidade, a segurança, a autoestima, o equilíbrio emocional entre tudo aquilo que o cerca, é possível perceber a grandiosidade deste processo que é, na verdade, um grande propósito de vida.

Faculdade Don Domênico