Representantes da Faculdade Don Domênico participam do Seminário: Educação do Futuro

O evento foi realizado em cooperação com o Consórcio Laspau/Harvard, do qual a Faculdade Don Domênico faz parte

Representantes da Faculdade Don Domênico participaram na última sexta-feira do Seminário: Educação do Futuro, promovido pelo SEMESP – (Sindicato das Mantenedoras do Ensino Superior).
O evento contou com a participação de convidados internacionais que debateram temas relacionados à educação do futuro, destacando a necessidade de que as instituições de ensino superior se adequem a nova realidade.
Proferiram palestra o jornalista e apresentador Marcelo Tas, o Assessor estratégico Sênior para o Programa de Aprendizagem Digital em Educação Geral do MIT (Massachusetts Institute of Technology), Vijay Kumar e a vice-reitora de graduação da Universidade de Harvard, Stephanie H.Kenen.
Em sua palestra, Marcelo Tas apresentou os detalhes de sua carreira e seu histórico com educação e a série especial, intitulada – Faculdade pra quê? – uma produção de 11 vídeos que serão veiculados no canal “#Descomplicado” do YouTube (youtube.com/marcelotas).
“Há alguns anos, os estudantes só tinham praticamente uma fonte de informação: o professor. Mas, quantas fontes de informação os jovens têm hoje, com o acesso à internet e redes sociais? É por isso que há necessidade de se criar um modelo capaz de educar esses jovens conforme a realidade de hoje”, Marcelo Tas.
Na sequência, Vijay Kumar falou da importância de se debater a transformação educacional demanda/oferta e a nova geração de estudantes, destacando a necessidade de adquirir conhecimentos sobre a ciência da aprendizagem, tanto no âmbito da tecnologia, como no âmbito da educação ‘aberta’.
“Quando pensamos em mudança, temos que pensar de forma muito sistêmica. Foi muito interessante ouvir as ações do Semesp, pensadas de maneira sistêmica e sustentável” disse o palestrante. Para ele, é preciso pensar em realizações que personalizem a educação em grande escala, Vijay Kumar.

Para encerrar as apresentações, Stephanie H.Kenen explanou sobre o histórico de Harvard, como é aplicada a educação liberal e como pode ser adotado em outras IES em todo o mundo.
“Para formarmos cidadãos mais éticos, engajados, que entendam o valor do raciocínio, da razão e do diálogo e que entendam a complexidade dos aspectos econômico-político-social”.
A última parte do evento, os relatores convidados debateram os pontos altos do que foi falado pelos palestrantes e como isso pode ser aplicado à realidade brasileira mesmo com contextos diferentes, e assumiram o compromisso com o Semesp de elaborar, juntos, um documento relatando como será construído o futuro do ensino superior, com base em tudo o que foi falado.
Representaram a Faculdade Don Domênico no evento, o Vice Administrador Escolar, Fernando Mendes Passaes, a Coordenadora Institucional e Coordenadora do Núcleo de Práticas Pedagógicas Inovadoras (NUPPI), Mônica Machado Alonso, os Coordenadores, Marcel André Valluis (Administração e Ciências Contábeis) e Wellington Luiz Santos (Segurança no Trabalho, Gestão de Recursos Humanos e Logística) e os professores da instituição Cláudia de Moura Vassão, Ivani Ribeiro da Silva, Márcia Lilian Romano Braia e Leandro Machado.
Leandro Machado
*Com informações do SEMESP