Projeto Piloto inicia Processo de Inovação da Aprendizagem na Faculdade Don Domênico

Objetivo é ampliar o uso de metodologias ativas nos cursos oferecidos pela instituição

 

No 1º semestre de 2017, alunos do 6º Semestre de Administração e Pedagogia participaram de projeto piloto para a aplicação de metodologias ativas, a fim de iniciar o processo de modernização da oferta do serviço prestado pela instituição.

O projeto contou com a participação de seis professores, André Rojas, Denílson Carvalho e Leandro Machado, do Curso de Administração e Marcos Eduardo Santos, Paloma Lopes Barbosa e Olair Garcia, do curso de Pedagogia. Durante o semestre, além da aplicação de metodologias ativas, os professores utilizaram sistemas de avaliação diversos, buscando adequá-las às particularidades de cada metodologia utilizada.

No caso do curso de administração, os alunos tiveram que desenvolver um projeto único para as três disciplinas envolvidas, Controladoria II, Projetos II e Marketing I. Os projetos desenvolvidos pelos alunos foram expostos no 1º Workshop de Sustentabilidade da Faculdade Don Domênico.

Projeto: Captação de Água com materiais recicláveis

O tema sustentabilidade foi proposto pelo Prof. Denílson Carvalho. “Logo que fui incluído no projeto tive o “insight” de unir a faculdade Don Domênico e a Sustentabilidade (Social, Ambiental e Econômica) em projetos. Surpreendi-me positivamente com o projeto piloto. Inicialmente pensei que teríamos muito trabalho com os alunos e pouco resultado, não foi o que ocorreu! A turma respondeu bem às incitações dos professores (mediação) e, ao final, todos os projetos superaram as expectativas”. “A ideia foi integrar as três disciplinas utilizando conceitos relativos a cada uma delas”, complementou André Rojas, responsável pela disciplina de Projetos II.

Projeto: Solidariedade, plante essa ideia

“Foi interessante verificar que alunos que anteriormente não interagiam com seus colegas e participavam pouco das atividades tradicionais, se viram obrigados a participar, cobrados por seus próprios colegas, uma vez que, sem isso não teriam nota” acrescentou. E, finalizou: “No início tínhamos a expectativa de que seriam gerados projetos de razoável para bom, mas, o resultado foi excelente”. Um dos projetos desenvolvidos chamou a atenção da direção da faculdade que pretende implantá-lo, em breve.

Projeto Social Esporte Don

Leandro Machado, responsável pela disciplina de Marketing I, destacou a importância dos alunos colocarem a mão na massa de fato. “O mercado de trabalho, cada vez mais concorrido, necessita de profissionais que cheguem prontos às empresas, com capacidade de realizar suas tarefas de maneira eficiente e eficaz. O uso das metodologias ativas prepara melhor o profissional que sairá da faculdade”, afirmou. Posição corroborada por Olair Garcia, que destacou a iniciativa dos alunos no desenvolvimento dos trabalhos. “Interessante como os resultados das atividades ‘mão na massa’ são surpreendentes, quando a iniciativa parte dos alunos, com o devido material de apoio antecipado e as orientações do professor. Comparando com aulas dos anos anteriores, sem o uso das metodologias ativas, houve melhora significativa”.

Projeto Encanta Don

Projeto Acessa DON

Projeto Energia Infinita

No curso de pedagogia os projetos foram desenvolvidos dentro de cada disciplina de forma separada. Paloma Barboza destacou o desafio imposto ao docente na utilização das novas metodologias. “Foi uma experiência muito válida, muito desafiadora, uma vez que foi necessário repensar toda a prática que venho desempenhando há sete anos neste segmento de ensino”.

Paloma destacou, ainda, o papel da instituição, que em 2016 ofereceu cursos de capacitação. “As capacitações que recebemos da instituição para que pudéssemos nos apropriar das Metodologias Ativas foram fundamentais para alcançar os resultados positivos que conseguimos”, finalizou.

Para Marcos Eduardo o processo vivido não tem volta. “Não tenho mais como lecionar no estilo tradicional depois de ter vivenciado tantas riquezas de conhecimento e trocas de experiências com os meus alunos”.

O Projeto é uma das ações desenvolvidas pelo NUPPI – Núcleo de Práticas Pedagógicas Inovadoras (NUPPI), e faz parte de uma nova política da instituição voltada ao oferecimento de serviço compatível com os das mais inovadoras universidades do mundo.

Desde o início de 2017, a Faculdade compõe oficialmente o Consórcio STHEM, onde estão reunidas 47 instituições de ensino superior com o objetivo de instituir processo inovador avançado de ensino e aprendizagem. Desde 2016, a Faculdade promove capacitação de seus professores como parte do processo de modernização do sistema de ensino da instituição.

Leandro Machado