Professores da Faculdade Don Domênico apresentam trabalho no IV Fórum STHEM Brasil

Leandro Machado, Olair Garcia Jr e José Tartanhar apresentaram resultados de seu trabalho na formação em metodologias ativas

Nos dias 22 e 23 de março de 2018 aconteceu em São Paulo, na sede da Universidade São Judas, o IV Fórum STHEM Brasil. Promovido pelo Consórcio STHEM Brasil, o referido fórum apresenta resultados de trabalhos voltados à inovação acadêmica. “O Fórum encerra um processo iniciado na formação de professores STHEM Brasil / Laspau, realizada em maio do ano passado, do qual participaram os professores Leandro Machado, Olair Garcia Jr. e José Tartanhar”, lembra Mônica Machado Alonso, coordenadora do Núcleo de Práticas Pedagógicas Inovadoras (NUPPI) da Faculdade Don Domênico.

Prof. Me. Leandro Machado e Prof. Me. Olair Garcia Jr.

Sob o título “O Impactos da Criação de um Programa de Pós-Graduação na Adoção de Metodologias Ativas por Docentes da Faculdade Don Domênico”, os professores desenvolveram pesquisa sobre a formação de docentes realizada na instituição, desde agosto de 2017. “Iniciamos um programa de formação de professores em metodologias ativas em agosto de 2017, com o intuito de difundir a sua utilização nos cursos oferecidos pela Faculdade, levando em consideração o processo de modernização acadêmico pelo qual passa a instituição”, afirma Leandro Machado.

Prof. José Tartanhar

Em sua apresentação, Leandro destacou as etapas do processo de modernização acadêmica da Faculdade, iniciada em 2016, quando foi realizada a primeira capacitação em metodologias ativas, passando pela criação do NUPPI e a inserção da instituição no Consórcio STHEM Brasil, que reúne cinquenta instituições de ensino superior com o propósito de promover a inovação dentro do ambiente acadêmico. “Em pouco mais de um ano, a Faculdade Don Domênico ampliou consideravelmente a adoção de metodologias ativas, passando de seis professores, que participaram do Projeto Piloto no 1º semestre de 2017, a cerca de 30 professores atualmente”, destacou Leandro.

Equipe Faculdade Don Domênico

Presente ao IV Fórum STHEM Brasil, o Diretor da Faculdade Don Domênico e mentor do processo de modernização acadêmica, Prof. Me. Fernando Mendes Passaes, comemorou os resultados e reiterou a importância de avançar no uso das metodologias ativas para o futuro da instituição. “Nosso objetivo é proporcionar um ambiente que facilite o aprendizado dos nossos alunos, permitindo que possam se desenvolver como profissionais de ponta. As metodologias ativas são a chave para isso, como mostram diversos estudos que nos levaram a adotar esse direcionamento. Estamos no início de um trabalho, mas, que já rende resultados importantes”, finalizou.

Estiveram presentes ao fórum os coordenadores dos Cursos de Administração e Ciências Contábeis, Prof. Me. Marcel André Valluis, de Letras e Pedagogia, Profa. Me Cláudia Gomes e de Gestão de RH e Logística, Prof. Me. Wellington Santos, além da professora Cláudia Vassão, que participará em maio da 5ª Formação de professores STHEM Brasil / Laspau.

O trabalho desenvolvido pelos professores Leandro Machado, Olair Garcia Jr. e José Tartanhar pode ser consultado nos anais do Congresso (Pág. 168) – http://web.unifoa.edu.br/editorafoa/wp-content/uploads/2018/03/Resumo_Sthem_2018.pdf

 

Leandro Machado

A Faculdade Don Domênico está com inscrições abertas para o Processo Seletivo 2018Agende sua prova ou utilize sua nota do ENEM.

Inscreva-se: http://www.faculdadedondomenico.edu.br/vestibular/