Porto de Santos oferece amplo mercado de trabalho para profissionais de logística

A principal plataforma logística do País emprega cerca de 33 mil pessoas na Baixada Santista

O complexo portuário santista, além de ser uma das principais atividades econômicas da região, é o grande gerador de empregos da Baixada Santista, com ênfase para os municípios de Santos, Guarujá, São Vicente, Praia Grande e Cubatão, contribuindo para o desenvolvimento regional.

Responsável por cerca de 33 mil empregos na região, o complexo portuário santista emprega uma infinidade de profissionais indiretamente por conta de sua área de influência, sendo fundamental para os estados integrantes de sua área de influência primária. Nesse sentido, também é muito importante para o comércio exterior dos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Espí­rito Santo, Bahia, Pernambuco, Rondônia, Tocantins, Sergipe e Paraíba, integrantes de sua área de influência secundária e terciária.

Fonte: CODESP

“O profissional de logística tem inúmeras possibilidade de atuação profissional na Baixada Santista, sede da maior plataforma logística do Brasil, o porto de Santos. No entanto, para que as oportunidades oferecidas por esse pujante mercado possam ser aproveitadas, os profissionais devem buscar educação de superior de qualidade que atenda às necessidades das empresas”, afirma o coordenador do Curso de Logística da Faculdade Don Domênico, Prof. Me. Wellington Santos. O curso de Logística da Faculdade Don Domênico tem conceito máximo na avaliação do MEC – Ministério da Educação.

Principais áreas de atuação da logística

Armazenagem

A armazenagem determina o melhor aproveitamento do espaço necessário para manter e conservar o estoque. Essa definição passa por estudos que abrangem a localização, as dimensões do espaço e até mesmo a possibilidade de climatização do local.Entre as decisões que envolvem essa área, estão a escolha do melhor lugar para implementar o CD (de acordo com as rotas de saída, proximidade dos clientes, tributação, entre outras variáveis) e o aluguel de galpões.

Embalagem

Essa é a área responsável pela conservação dos produtos transportados, garantindo a entrega dessas mercadorias ao seu destino sem nenhum tipo de dano, o que sempre gera prejuízos e dores de cabeça.Nesses casos, ao fazer a negociação com fornecedores, o ideal é também prezar pela qualidade e não somente pelo custo das embalagens. Vale lembrar, também, que é necessário realizar um estudo a respeito das caixas mais adequadas de acordo com as características do produto e outros itens adicionais de segurança — como o plástico bolha.Esse cuidado ajuda a evitar que embalagens apertadas demais sofram avarias (podendo causar danos às mercadorias), ou que o item sofra danos por ser transportado em um pacote maior, gerando atrito.

Estoque

O profissional de logística que seguir esse caminho terá de ter organização para manter os produtos em ordem e em quantidade suficiente para suprir o atendimento aos clientes, além de controlar os pedidos e os relatórios de compra e venda.Apesar de ser considerada uma área de “chão de fábrica”, as rotinas afetam diretamente os resultados de compras e vendas — ajudando no equilíbrio entre a procura e a aquisição de novos itens, em comparação ao que ainda está disponível no estoque.Para isso, algumas análises mais complexas são realizadas, como o levantamento da previsão de demanda e a análise de curva ABC, por exemplo.

Manutenção de informação

É nesse setor que as informações de custo e desempenho da empresa tramitam para a realização das transações diárias. O levantamento dos custos é crucial para todas as atividades do negócio, haja visto que, quando é muito elevado, impacta na lucratividade do negócio.Além disso, em tempos em que os mercados estão cada vez mais concorridos e os clientes mais exigentes, ter as informações adequadas e relevantes pode ser o fator-chave para conquistar um diferencial competitivo.

Processamento de pedidos

Garantir a entrega no prazo é tudo. É preciso ter controle desde o primeiro momento em que um pedido é realizado e mobilizar esforços para garantir sua rápida e segura entrega — tarefa desse setor de processamento de pedidos.Existem casos em que o envio chega para o cliente depois da data acordada, mas sem que a responsabilidade seja da transportadora (que cumpriu o seu tempo). Nesses casos, é provável que algum processo interno esteja causando a demora na liberação dos pedidos, o que influencia no prazo total que foi estimado para o cliente.

Transporte

É a área que engloba de um a dois terços dos custos logísticos. Sem o transporte, nada pode ser feito, pois garantir seu bom funcionamento assegura a produção, a distribuição e a comercialização dos produtos. Um bom profissional consegue ainda avaliar e melhorar a cadeia logística e as opções de transporte, para reduzir custos e ampliar a competitividade das empresas.É nessa área que se define qual é a melhor transportadora — de acordo com o tipo de item, prazo ou custo —, o planejamento de rotas, a programação de pagamentos para as transportadoras e gestão de ocorrências no transporte, por exemplo.

Gestão da frota

Essa área é voltada para empresas que possuem frota própria. Ela se baseia na análise de desempenho dos veículos, decisão de renovação dos transportes utilizados, acompanhamento da emissão de poluição e gestão da manutenção.Aqui, toda a rotina é voltada para o cuidado com os carros e caminhões, a fim de garantir o melhor desempenho possível e bons resultados em transportes e distribuição — e, consequentemente, a satisfação dos clientes.

Supply chain management

O gerenciamento da cadeia de suprimentos pode ser considerado como uma evolução da logística. Nessa área, deixa-se de acompanhar apenas os processos internos e se estende o olhar para os parceiros de negócios (fornecedores e transportadoras).O objetivo é alcançar a integração entre as partes, de modo a gerar mais eficiência nos processos e garantir o aumento da satisfação dos clientes e sua fidelização. A vantagem dessa gestão é que todos os envolvidos na sua cadeia de abastecimento trabalham de maneira integrada e passam a atuar em conjunto, tornando as operações mais sólidas e aumentando a competitividade do grupo.

Leandro Machado

Com informações da CODESP

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