O que faz um Gestor de Recursos Humanos ?

o_que_faz_um_gestor_de_recursos_humanos

Toda empresa possui um gestor de Recursos Humanos, porém muitas pessoas ainda desconhecem as funções exercidas por este profissional, ou simplesmente caem no preconceito de achar que qualquer pessoa pode trabalhar no ramo. Para que não haja mais dúvidas, conheça a fundo sobre a área e veja a importância desse especialista.

Escolha de funcionários

Iniciaremos com a famosa contratação de colaboradores, que é uma das atividades do profissional de RH, mas não a única. Toda empresa precisa de funcionários, óbvio, mas você contrataria qualquer pessoa para trabalhar na sua instituição? Não, né? Por isso a importância de uma gestão.

Quando o diretor da organização necessita aumentar o quadro de funcionários, ele informa ao profissional de RH para encontrar perfis que estejam de acordo com o que a instituição deseja. A partir da ordem, o gestor procura mais informações para o preenchimento da vaga, o perfil, cargo, salário e função que irá exercer o novo contratado.

O stalker

É muito comum as pessoas ‘stalkearem’ as outras em redes sociais. Em Recursos Humanos isso também é feito. Como você acha que o gestor irá conhecer informações daquele candidato? Ele stalkeia todas as redes sociais dos participantes, para assim encontrar pessoas com o perfil da empresa.

É função deste profissional criar testes psicológicos, dinâmicas, processos seletivos e entrevistas. Não é tão simples encontrar os melhores candidatos para ocupar aquela vaga, porém os gestores têm mecanismo que podem facilitar essa procura. Como? Mostrar o que a empresa tem de melhor e publicar a vaga em bons meios, que facilitem a procura.

Integração

Depois de achar o candidato ideal e contratá-lo, o gestor de RH, é responsável por integrar o novo funcionário. Seu papel é mostrar as instalações da empresa, os diretores e colegas de trabalho, história da instituição e seu objetivo.

Remuneração e benefícios

Todos os funcionários possuem salários e seus determinados benefícios, o gestor de RH, é quem faz os calcular de quanto cada um irá receber, férias, 13º, fundo de garantia, convênios médicos, etc.

Motivação

Outra função do gestor de RH é motivar os funcionários da empresa. Essa é uma atividade que requer muito estudo e dedicação. A principal característica do gestor nesse caso, é que ele possua perfil de liderança, para fazer com que as pessoas tenham confiança nele e acreditem nas melhorias de trabalho.

O profissional precisa ser uma pessoa simpática, aquela que conversa com todos da organização, não pode haver timidez. Não é possível motivar pessoas, se o próprio gestor é o primeiro a não estar motivado. Essa pessoa não pode ser mal-humorada, tem de saber solucionar o problema de todos, deve estar aberta aos questionamentos dos funcionários, que os ouça, para que assim, possa ajudá-los da melhor forma possível.

São muitas as atividades de desenvolvidas, as empresas não seriam as mesmas sem um profissional de Recursos Humanos, não conseguiriam contratar funcionários, apresentar seus direitos, e até mesmo, motivá-los. Definitivamente, o gestor é a peça chave para o sucesso da organização e dos seus colaboradores.