O que faz um advogado?

O que faz um advogado ?

Antes de escolher uma carreira, é importante entender sobre as diferentes áreas de atuação das profissões. Somente assim será possível ter uma compreensão do trabalho na prática. Quem decide estudar Direito, por exemplo, pode atuar como advogado ou ainda exercer um cargo público como juiz, delegado ou promotor. Para trabalhar como advogado é necessário terminar o curso de bacharel em Direito validado pelo MEC, e em seguida realizar o teste da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Após a aprovação, o profissional está autorizado a fazer a inscrição na entidade autônoma. A OAB irá representar a classe e avaliar possíveis problemas na conduta dos associados. Descubra na sequência quais são as atividades desenvolvidas pelos advogados e veja com mais detalhes quais são as ocupações mais comuns desse profissional.

A carreira de um advogado inclui a defesa dos interesses de quem o contratou, com fundamento na legislação local vigente. Ele pode aconselhar tanto pessoas jurídicas (organizações e empresas) quanto físicas. Antes de começar o atendimento, o profissional deve se reunir com o cliente para uma primeira conversa. Nesse encontro, o indivíduo irá apresentar a situação e justificar o porquê de ter buscado ajuda legal. Talvez ele tenha sido acusado de algo ou tenha recebido uma intimação. Nesse cenário, caberá ao advogado a elaboração de defesa. Também pode ser que o cliente queria acusar alguém porque se sentiu prejudicado de certa maneira. Assim, o profissional deve provar que houve realmente uma injustiça.

Depois de se encontrar com o representado, o especialista tomará as medidas cabíveis para o caso em questão. De modo geral, um advogado se capacita em uma área específica do direito. Isso porque a atividade costuma ser dividida em sete áreas menores, como explicaremos melhor a seguir.

Direito Penal

Quem trabalha com Direito Penal costuma ser chamado de advogado criminalista. Ele atua na defesa das vítimas de um crime ou de quem foi indiciado pela infração. As ações são conduzidas em ações penais ou nos inquéritos policiais. Há ainda o segmento de Direito Penal Empresarial, que é referente a crimes cometidos por pessoas jurídicas.

Direito Trabalhistas e Previdenciário

O advogado trabalhista intercede nas discussões entre empregado e empregador, podendo representar qualquer uma das partes. O primeiro passo é tentar fazer um acordo sem entrar com o processo judicial, mas, se não for possível, realizam-se audiências. Os argumentos têm de estar baseados na consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Direito Civil

No direito civil, o enfoque são os direitos do sujeito em si. Se o cliente acredita que foi lesado em alguma acordo, ele pode procurar a ajuda de um advogado. Esse especialista ainda efetua contratos de locação e resolve conflitos de sucessão (herança).

Direito Empresarial

Independentemente do tamanho, qualquer negócio precisa de uma assessoria jurídica. Por isso, algumas organizações preferem ter um departamento jurídico permanente, enquanto outras terceirizam o suporte legal.

Direito Tributário

Um profissional que atua com direito tributário lida, sobretudo, com pagamento de tributos e impostos. Suas ações podem ser preventivas, como quando presta consultoria para a criação de um plano tributário. Da mesma forma, ele lida com contestações judiciais e administrativas.

Direito Ambiental

O direito ambiental media as relações entre as companhias e os órgãos de controle do meio-ambiente. Está no seu escopo o desenvolvimento de pareceres técnicos e laudos ambientais para a obtenção de licenças obrigatórias.

Direito Eleitoral

Como o próprio nome indica, esse ramo do direito discorre sobre o sistema eleitoral do país. O objetivo é assegurar a legitimidade nos processos de votação. Para tanto, os candidatos políticos chamam advogados da área para que a campanha seja executada em conformidade com as leis eleitorais.

Esperamos que esse artigo tenha esclarecido as suas dúvidas principais sobre a carreira de advogado.

 


PROCESSO SELETIVO FACULDADE DON DOMÊNICO

Faça já sua inscrição !