Google for Education foi tema da Capacitação em Metodologias Ativas na manhã de hoje (16/09)

O responsável pela capacitação foi o Prof. José Tartanhar. Cerca de 30 professores participaram da capacitação

No início da apresentação o Prof. José Tartanhar passou um vídeo sobre a história do Google, desde sua criação em um Doutorado de Stanford, até hoje na condição de marca mais valiosa do mundo, com valor estimado de 1 trilhão de reais. “A Google é símbolo de inovação, sucesso, uma maneira diferente de ver o mundo, compartilhar informações”, afirmou.   

Para ilustrar José Tartanhar mencionou sua participação no Foreducation EdTech, evento voltado para as ferramentas desenvolvidas pelo Google para a educação. “Quando participamos do evento, percebemos como sabemos pouco sobre as ferramentas do Google. Apesar de dedicar minha vida a informática/tecnologia, percebi o quanto ainda há para aprender”, destacou.

Além disso, José destacou que as ferramentas são gratuitas para o uso dos professores, basta cria um e-mail da google. “Os americanos têm uma cultura bacana com relação ao seu papel na sociedade. O que eles ganham com sua formação, deve ser retornado para a população, razão pela qual, as ferramentas do Google for Education estão disponíveis a todos”, afirmou

A zona de conforto foi outro tema abordado por José em sua apresentação. “A utilização das metodologias ativas faz com que tenhamos que abandonar a nossa zona de conforto. Tudo aquilo que foge ao nosso normal, causa certa estranheza, fazendo com que muitos desistam no meio do caminho”. Para demonstrar isso, foi apresentado um vídeo sobre o assunto, mostrando como o medo da mudança pode prejudicar o desenvolvimento de muitas ideias.

José citou alguns de seus alunos para ilustrar como o receio de sair da zona de conforto afeta o desempenho nas atividades. “Na aula de informática é comum o aluno chegar e dizer: “Eu não consigo, eu não sei. Essas palavras devem ser retiradas do discurso, pois, sem isso o aprendizado se torna prejudicado”, afirmou.

Na sequência, José apresentou algumas das ferramentas disponibilizadas pelo Google, que podem ser utilizadas na elaboração de dinâmicas mais interativas. “Como disse anteriormente, o mundo google oferece uma série de ferramentas inovadoras que possibilitam inúmeras possibilidades para desenvolvimento de material para utilização em aulas e atividades de maneira geral”.

Segundo José as ferramentas criam um ambiente interativo que facilita a aplicação de metodologias ativas. “A elaboração das aulas com as metodologias ativas é mais complicada, no entanto, quando verificamos o melhor aproveitamento dos alunos e o feedback positivo, todo o esforço é recompensado”, comemorou.

E, finalizou: “O aluno mudou, temos que mudar também, a fim de promover a transformação necessária na nossa sociedade. A educação é a principal ferramenta para que possamos mudar o futuro da nossa nação”.  

No final da capacitação, os professores realizaram uma série de atividades práticas utilizando ferramentas google, entre as quais, o Google Forms,  Tour Builder, Google Docs, Google Classroom, entre outros

Leandro Machado

http://blog.dondomenico.com.br/2017/09/04/equipe-da-faculdade-don-domenico-participam-da-edtech-road-show/