“Gente que gosta de gente” é tema da palestra na Faculdade Master

O Prof. Me. Maurício Campos foi o responsável pela apresentação

No dia 31 de outubro de 2017, a Faculdade Master recebeu o Prof. Maurício Campos, para uma palestra sobre o tema “Gente que gosta de gente”. Maurício Campos é Mestre em Contabilidade, especializado em Finanças pela Universidade presbiteriana Mackenzie, e atualmente é professor do curso de Contabilidade na Faculdade Don Domênico.

Mauricio iniciou sua apresentação pedindo que cada pessoa da turma se apresentasse e falasse das profissões que exercem ou já exerceram, finalizando com a seguinte pergunta: “Por onde começa o atendimento na empresa? ”. Muitos responderam que seria através da recepção, atendentes, ou através de garçons no caso de restaurantes. Porém, Maurício disse algo que cativou a todos: “O bom atendimento começa pelo dono da empresa”.

Segundo ele, a partir do momento em que o dono atende bem aos seus empregados, consequentemente, os empregados atenderão bem aos clientes, e deu o exemplo de uma padaria: “Supondo que sou o dono de uma padaria e todos os dias chego bem cedo pela manhã, e juntamente comigo chega o padeiro, caso eu o trate mal, é bem provável que ele fique chateado e tenha um mal desempenho durante a produção dos pães. No atendimento, todavia, se eu trata-lo bem, ele naturalmente se sentirá bem em fazer um bom trabalho”. E, completou: “Se o dono/gestor trata bem os empregados é natural que eles tenham um bom desempenho e mais confiança no caso de precisarem de pedir ajuda para alguma coisa”.

Em seguida mostrou algumas estatísticas levantadas pela revista Postos & Serviços sobre atendimento:

  • 15% do público procura melhores preços.
  • 15% do público querem uma solução melhor.
  • 21% do público abandonam por falta de atenção.
  • 49% do público buscam atendimento de qualidade.

Na sequência, apresentou tópicos que classificou como mais importantes para ter um bom atendimento, conhecer a estrutura da empresa e os tipos de clientes. Nesse sentido, explicou que o gestor precisa entender dois fatores importantes na questão da política de atendimento: Qual é o perfil de um bom atendimento e que resultados que o bom atendimento trás para a empresa.

Para finalizar, Maurício passou um vídeo do Prof. Luiz Marins, que tem por título “Dez grandes exemplos de atendimento”, onde ele explica algumas técnicas de um bom atendimento, e dá algumas dicas de como fidelizar um cliente.

Felipe Chagas

Leandro Machado