Faculdade Master recebeu a Profa. Nadja da Silva Oliveira

“Das notícias às artes” foi o tema da apresentação

No dia 17 de outubro de 2017, a Faculdade Master recebeu a Profa. Nadja da Silva Oliveira, Bacharel em história e Mestre em Ciências da Comunicação para falar sobre o tema “Das notícias às artes”.

No início de sua apresentação, Nadja falou sobre uma série de notícias atuais daquela semana, a maioria delas do conhecimento dos alunos da Faculdade Master, gerando um intenso debate. O foco das notícias apresentadas foi a atual situação do Oriente Médio, aproveitando para falar sobre aquela região no contexto mundial. “O Oriente Médio é berço das grandes civilizações da antiguidade, além de concentrar as maiores reservas de petróleo do mundo, fazendo com que muitos interesses permeiem as relações naquela região, chamando a atenção de pessoas de todo o mundo e gerando grande instabilidade política”, afirmou. E, completou: “O Oriente médio é um verdadeiro barril de pólvora prestes a explodir a todo momento”. O Oriente médio produz e transporta pouco mais de 60% do petróleo mundial, segundo o blog da Uol “Mundo educação”)

Em seguida, Nadja falou sobre a criação da OPEP – Organização dos Países Exportadores de Petróleo), reunindo nações responsáveis pela produção de 40% do petróleo do mundo e 70% das exportações em todo o globo Terrestre. A organização conta com seis países que fazem parte do Oriente Médio, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Irã, Iraque, Kuwait e Catar, demonstrando a sua importância econômica.

Segundo Nadja, a região está se tornando um importante roteiro turístico nos últimos anos, com o desenvolvimento de Dubai, Abu Dhabi e Jerusalém, que reúnem alguns dos principais pontos turísticos do Oriente Médio. Foram apresentadas imagens desses locais, cuja beleza atrai cada vez mais visitantes de todo o mundo.

Na parte final da aula, a professora separou a turma em 3 grupos e pediu que cada grupo respondesse em consenso “o que é arte? ”. Cada grupo, em consenso, elaborou uma resposta que foi apresentada aos demais participantes. Na sequência, Nadja falou sobre vários tipos de arte, como esculturas, poesias, músicas, entre outras, porém, dando ênfase às esculturas. Atualmente, é uma profissão que está escassa, pois não há mais tantos escultores com talento e tantas obras como antigamente”, afirmou.

Para finalizar a aula, entregou alguns materiais (cartolinas, papel crepom, etc.) para a turma e pediu que produzissem sua própria arte. Todos participaram fizeram desenhos e recortes que foram entregues à Nadja que encerrou a aula.

Felipe Chagas

Leandro Machado

A Faculdade Don Domênico está com inscrições abertas para o Processo Seletivo 2018Prova no dia 29/10 – Concurso de Bolsas de até 40% de desconto.

Inscreva-se:

http://www.faculdadedondomenico.edu.br/vestibular/