Faculdade Don Domênico uma história dedicada à educação superior de qualidade

Cônego Domênico Rangoni inspecionando as obras pessoalmente

Fundada em 27 de setembro de 1972, é uma das Obras Sociais de Cônego Domênico Rangoni

Com a finalidade de proporcionar aos jovens do Guarujá a possibilidade de uma formação superior que lhes oferecessem melhores condições sociais e econômicas, em 27 de setembro de 1972, Cônego Domênico Rangoni criou a Faculdade de Educação, Ciências e Letras Don Domênico, com autorização do egrégio Conselho Federal de Educação. Construída em um terreno de 1.750,00 metros quadrados, a Faculdade de Educação, Ciências e Letras Don Domênico tinha capacidade para atender 1700 alunos em dois turnos.

Querendo apoiar os jovens do Guarujá, não só profissionalmente, mas também, economicamente, proporcionando-lhes melhores remunerações e, consequentemente, melhores condições de vida, foi que surgiu a ideia de implantar no Guarujá, um estabelecimento de ensino superior, inexistente até aquele momento.

Os cursos oferecidos à época eram: Pedagogia, Estudos Sociais, Letras, Educação Moral e Cívica. Mais tarde, foi autorizado e implantado a Faculdade de Enfermagem, que além da formação de enfermeiros oferecia as seguintes habilitações. Obstetrícia, Saúde Pública, Enfermagem Médico-Cirúrgica, tendo o Hospital Santos Amaro como o principal campo de estágio.

1ª Turma a se formar na Faculdade Don Domênico. Solenidade de Colação de Grau

A Faculdade de Educação, Ciências e Letras Don Domênico é uma das Obras Sociais Don Domênico, pioneiras no Município de Guarujá, em favor das camadas mais sofridas.

Segundo relatos de pessoas próximas a Cônego Domênico Rangoni, a autorização para a criação da Faculdade de Educação, Ciências e Letras Don Domênico foi um dos momentos mais alegres e felizes de sua vida, comparado apenas à inauguração do Hospital Santo Amaro.

Agora, 46 anos depois de sua criação, a instituição faz jus ao legado deixado por Cônego Domênico Rangoni, reforçando seu compromisso com a educação de qualidade, dotando seus alunos de capacidades que possam melhorar suas condições econômicas e sociais.

Em 27/09/2012, em razão das comemorações dos 40 anos da Faculdade de Educação, Ciências e Letras Don Domênico, foi constituída uma Capsula do Tempo, com informações e materiais armazenados naquela data, devendo ser aberta em 2022, quando a instituição completará 50 anos.

Sobre seu Fundador

O Cônego Domênico Rangoni nasceu na Itália, em Medicina, Província de Bologna, no dia 1º de março de 1915, filho de Ettore Rangoni e de Rosa Sarmenghi Rangoni.

Cursou os estudos em Bologna e Turim, onde foi ordenado Sacerdote, a 29 de junho de 1938, na Catedral de Turim, pelo Cardeal Fossati. Autorizado pelo Cardeal Nasalli Rocca da Diocese de Bologna, veio para o Brasil, para a Diocese de Santos.

No dia 6 de março de 1954, passou a ocupar o cargo de Vigário da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima e Santo Amaro, função que exerceu até 5 de janeiro de 1976.

No campo educacional, construiu o Centro Educacional Don Domênico, onde funcionavam: o Centro Comunitário Cultural; a Biblioteca Pública Cultural; a Escola de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio; bem como a Faculdade de Educação, Ciências e Letras “Don Domênico”.

Durante 15 anos, exerceu a função de Presidente do Mobral em todo o município de Guarujá. Em outubro de 1983, através de carta enviada pelo Cardeal E. Martinez, recebeu de Sua Santidade, o Papa João Paulo II, elogios e uma Benção Especial pelo trabalho social de Desenvolvimento em Guarujá. Sua Santidade, o Papa João Paulo II, tomou ciência das atividades sociais desenvolvidas por Don Domênico através de uma Brochura das Obras que lhe foi entregue “em mãos”, por sua Excelência Dom Lucas Moreira Neves, então Secretário do Sacro Colégio, no Vaticano, e, hoje, Arcebispo Primaz da Bahia.

Faleceu em São Paulo, em 8 de novembro de 1987, vítima de câncer.

Leandro Machado

Com informações da obra Guarujá:  O Grande Avanço e Don Domênico Rangoni: O Homem e a Obra